Zoológico de Curitiba comemora 37 anos com novidades

Zoo comemora 37 anos com educação ambiental e conservação da fauna. Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo).
Com programações interativas, o Zoo realizará um circuito de atividades e inaugurará o Jardins de Mel
Por: Stephanie Friesen
O Zoológico Municipal de Curitiba realiza, nesta quinta-feira (28), uma comemoração dupla: o evento celebra o aniversário de 326 anos de Curitiba, que acontece nesta sexta-feira (29); e os 37 anos de atividades do espaço de educação ambiental e conservação da fauna, localizado no Alto Boqueirão. A programação conta com diversas atrações e acontece entre 9h e 17h.
Algumas atividades serão interativas, como o circuito pelas vias internas do Zoológico – que se estenderá durante o dia – e a divulgação do mapa “Que bicho tem no Zoo”, um trabalho realizado por alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Belém. O zoológico oferece brinquedos, obstáculos, rampas, declives entre outros como forma de enriquecimento ambiental, combatendo o sedentarismo e promovendo a distração dos animais.
Além disso, haverá a inauguração do espaço “Jardins de Mel”. O objetivo do projeto é divulgar as abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. A ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já foi implantada em outros lugares de Curitiba: como no Parque Barigui, Bosque Reinhard Maack, Jardim Botânico, Museu de História Natural Capão da Imbuia e na Casa de Acantonamento, próxima ao Zoo. O programa é uma forma de contribuir para a preservação da biodiversidade e das abelhas, visto que elas foram colocadas na lista de extinção pela US Fish and Wildlife Service (FWS) em 2016. Esses insetos são essenciais na natureza e no dia-a-dia, além de produzirem mel e polinizarem plantas, ajudam ativamente na reprodução da flora e passivamente na manutenção da fauna. As abelhas ficarão em caixas racionais de criação, dentro de um revestimento, facilitando a proteção e o bem-estar dos insetos.
Zoo nasceu há 37 anos
O Zoológico foi inaugurado em 1982 e conta, atualmente, com 1,5 mil animais na área de exposição, dos quais mais de 70% são oriundos de situações como apreensões, tráfico, circos e situação de maus-tratos. Hoje, o Zoo já não é somente uma área para expor os animais em cativeiro, mas também um centro de educação ambiental e manutenção da fauna brasileira. Em 2018, ele recebeu um número recorde de visitantes, no total foram 642 mil visitantes, o que contou com a participação de mais de mil alunos em visitas orientadas, 953 participantes em acantonamentos ecológicos e 206 mil pessoas que passaram pelo centro de educação ambiental.
Programação de aniversário:
9h às 17h – Circuito de atividades pelas vias internas do Zoo e divulgação do mapa “Que bicho tem no Zoo?”
9h30 – Enriquecimento ambiental para os babuínos.
10h30 – Parabéns simbólico e inauguração do Jardins de Mel do Zoológico – junto ao Centro de Educação Ambiental.
10h30 – Enriquecimento ambiental para o chimpanzé Bob.
15h30 – Enriquecimento ambiental no recinto dos hipopótamos.
15h45 – Enriquecimento ambiental para o leão Simba.