VÍDEO: Curitiba volta para bandeira laranja; veja o que muda

IMAGENS DA SEMANA: Mercado Regional do Cajuru. Foto: Luiz Costa/SMCS
Medida foi tomada após alta de casos ativos da Covid-19 e da taxa de ocupação dos hospitais
Por Letícia Fortes e Luca Matheus | Foto: Prefeitura de Curitiba – Divulgação
A Prefeitura de Curitiba adotou bandeira laranja na última sexta-feira (27). Esta bandeira indica que o nível de alerta em relação ao número de casos ativos de Covid-19, de mortes e da taxa de ocupação dos hospitais da cidade passa de amarelo (risco baixo) para laranja (risco médio). Entre as principais mudanças do decreto nº1600/2020, estão a suspensão de eventos, bares e casas noturnas e a restrição do horário de funcionamento de restaurantes, shoppings, teatros, cinemas, museus e feiras livres. As medidas têm duração de sete dias, mas podem ser modificadas antes desse período ou prorrogadas, dependendo da evolução da pandemia na cidade. Agosto foi o último mês no qual Curitiba adotou a bandeira laranja.
Para combater a alta de casos ativos, a Prefeitura optou por reforçar as medidas de controle da pandemia por meio de um novo decreto, aumentar a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e ampliar o número de leitos do sistema de saúde. Entre as medidas de controle, a Prefeitura recomenda a suspensão da circulação de pessoas e a realização de reuniões das 23h às 5h, para reduzir aglomerações em bares e restaurantes no no período da madrugada. Nos parques, apenas a prática de atividades físicas individuais com uso de máscaras está liberada.
Em relação à ampliação do sistema de saúde, foram abertos 126 leitos SUS exclusivos para Covid-19 na cidade, sendo 51 de UTI e 75 de enfermaria, de 20 a 26 de novembro. Essa reorganização foi necessária diante do aumento da taxa de transmissão, que está em 1,28. Isto significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 128. Essa taxa precisa estar abaixo de 1 para haja estabilidade na pandemia.
O Código de Saúde de Curitiba prevê punições para os estabelecimentos que descumprirem o decreto, como a cassação do alvará de funcionamento pelo período que durar a pandemia. As medidas adotadas tem o objetivo de restringir a circulação de pessoas e conscientizá-las sobre a importância do distanciamento social, priorizando deslocamentos apenas em razão de trabalho ou em casos de urgência.
Saiba mais sobre as principais mudanças no vídeo a seguir.