Vendas de Páscoa crescem 3,2% em relação ao ano passado

Comércio de páscoa supera anos anteriores e garante redução dos preços no feriado
Por Marcus Campos e Thiago Rasera
A páscoa chegou e super-aqueceu o comércio em todo o país mais uma vez. Um ano de preços altos, ainda assim as vendas superaram as expectativas em 3,2% com relação ao ano passado, como aponta o levantamento realizado pela Boa Vista SCPC, divulgados no site da Associação Comercial do Paraná (ACP). Em 2017, as vendas tinham apresentado crescimento de 2,2%, após a forte retração de 5,8%, ocorrida em 2016. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAB) a variação de valores sobre um mesmo produto chegou a 133,4% em diferentes estabelecimentos na capital paranaense.
Na reta final, com a aproximação da data comemorativa, muitos estabelecimentos em Curitiba tiveram seus estoques praticamente finalizados em promoções e campanhas que esvaziaram as prateleiras. De acordo com a gerente de um supermercado de rede na capital, Patrícia Baptista, apesar da baixa procura no início, as vendas alavancaram nos últimos dias antes e durante o feriado. “Estávamos com muitas unidades não vendidas, as procuras ainda se mantinham tímidas, mas com alguns incentivos e pequenas reduções de preço, quinta (29) e sexta (30), foram os dias mais rentáveis”.
Outros fatores influenciaram a procura tardia, dentre eles, o típico costume brasileiro de deixar para a última hora, o que garantiu supermercados lotados e filas gigantescas para os caixas. “A gente vai sempre passando de um dia para o outro, quando vê, o mês já terminou e ainda não conseguimos organizar nem a ceia, nem os presentes”, comenta a auxiliar administrativo Cristiele Ribeiro.
Embora o foco continua sendo os ovos de chocolate, muitas pessoas partiram para outras opções de compras a fim de adoçar o feriado de maneira alternativa. A ACP revela que 54% dos entrevistados adquiriram os tradicionais ovos, enquanto 41% optaram por bombons ou caixas de chocolate, 27% por barras e por último colomba pascal.
Gerando oportunidade
Esta época de gastos é vista por muitos como um período de oportunidades quando o assunto é produção artesanal, ou também para pequenos comerciantes. Segundo a pesquisa divulgada no site da Associação Comercial do Paraná (ACP), os ovos artesanais ocupam 24% de preferencia entre o público local, o que garante uma parcela generosa que agita o setor de micros produtores.
“Comprei algumas formas, comecei fazendo para alguns amigos por encomenda, hoje em dia é sagrado, sempre que chega época de páscoa os pedidos começam a chegar, quando vejo, faço uma média de 300 ovos na temporada”, afirma a dona de casa Maria Andrea Rossete, que aproveitou o período de páscoa para obter uma renda extra em seu orçamento.
“Na panificadora sempre adaptamos as produções de acordo com momentos de festa durante o ano, na páscoa temos colombas, no natal focamos em panetones e chocotones. Este ano, o movimento tem sido muito bom, temos produzido a cada dois dias uma média de 40 colombas e tem saído com bastante facilidade”, comenta o gerente de uma panificadora em Fazenda Rio Grande, Marcos Ramos.
Seja para o grande comércio, para os pequenos produtores, ou até mesmo para manufatura de temporada, este ano foi marcado por bons números de vendas que representaram o aquecimento econômico, bem como a forte simbologia representada por essa data para a população curitibana.
[slideshow_deploy id=’25292′]