Veja que documentos são exigidos para votar nas Eleições de 2022

Na hora de votar, será necessário se identificar ao mesário
Por: Laura Kaiser
No domingo, 2 de outubro, na hora de votar, será necessário se identificar ao mesário. Para isso, você deverá estar com um documento oficial com foto ou com o Título de Eleitor em mãos.
- TEMPO REAL: Acompanhe todas as notícias da votação
- Confira o horário das Eleições de 2022
- Veja como justificar a ausência de voto nas eleições de 2022
- Consulte seu local de votação para as eleições de 2022
- Eleições de 2022: tudo o que precisa saber para votar
Os documentos aceitos para a identificação serão, mesmo que digitais:
- e-Título, porém ele só poderá ser utilizado como meio de identificação caso o eleitor já tenha cadastrado sua biometria.
- carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho; e
- carteira nacional de habilitação.
Certidões de nascimento e de casamento não serão aceitas.
Nota-se que, neste ano, haverá uma nova medida: será proibida a entrada com os celulares na cabine de votação, mesmo que o aparelho esteja desligado. Ele deverá ser entregue ao mesário junto ao documento com foto ou depois que mostrar o documento digital.
Também é importante lembrar que o e-Título só estará disponível para download e atualização até sábado, dia 01 de outubro. Após esta data, o aplicativo ficará suspenso das plataformas de download de apps e só retornará a partir do dia 03 de outubro. O TSE recomenda baixar-lo e adicionar seus dados com antecedência, para evitar possíveis erros no domingo, devido ao aumento de demanda perto da votação.