Veja como foi: Welcome Day 2º semestre de 2020, com Tiago Eltz, da TV Globo

Jornalista, que se formou na PUCPR, participou, por videoconferência, de evento de abertura do semestre do curso de Jornalismo
Por: Isadora Martelli e Allanis Menuci / Fotos: Reprodução Youtube; Willian Zuclinski
O jornalista Tiago Eltz, formado pela PUCPR e hoje correspondente da TV Globo em Nova York, participou na última quarta-feira (5) da nova edição do Welcome Day, evento de abertura de semestre do curso de Jornalismo. A palestra aconteceu por videoconferência e você pode assisti-la no canal de YouTube da Escola de Belas Artes, clicando aqui.
Tiago conversou com a coordenadora do curso de Jornalismo da PUCPR, Suyanne Tolentino, e também respondeu perguntas do público. Como assunto principal, ele falou sobre o panorama da cobertura americana em 2020, além de sua experiência como jornalista internacional.
Um dos primeiros assuntos discutidos por Eltz foi a experiência vivida em meio aos protestos ocorridos em junho em decorrência da morte de George Floyd, nos Estados Unidos, com contexto da luta contra o racismo. Ele relatou que, ao ter estado presente no local dos protestos de Nova York, sentiu estar vivendo momentos históricos, como o instante no qual um policial se ajoelhou, em meio à manifestação, apoiando o movimento.
De acordo com o jornalista, a polarização política é bastante incentivada no território norte-americano, onde também são frequentes ataques à imprensa, que ele define como o recurso principal usado por políticos desqualificados. Tiago também comentou sobre o presidente Donald Trump e suas atitudes violentas contra o jornalismo, e refletiu sobre o sentimento advindo da intimidação e das ameaças à profissão.
Jornalista se graduou na PUCPR
Tiago Eltz relatou sua trajetória até a correspondência internacional. Nascido no Rio Grande do Sul, ele decidiu que iria cursar jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Após a formação e as primeiras experiências profissionais, viveu em São Paulo e no Rio de Janeiro, até o convite da Globo para ser correspondente em Nova York. Segundo Eltz, a variedade de vivências é muito importante para o desenvolvimento de diferentes visões do mundo.
Segundo ele, a coberta da pandemia em Nova York está sendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Na conversa, ele relatou a experiência da reportagem sobre os caminhões frigoríficos à espera das vítimas da Covid-19: ‘’Me marcou muito e lembro que discutimos com a produção exaustivamente se deveríamos exibir ou não as imagens’’. Ele completa: ‘’Decidimos mostrar, já que as pessoas precisam saber o que está acontecendo e como a situação é grave’’.
Segundo Eltz, a pandemia trouxe mais respeito aos jornalistas, visto que, neste momento de crise, quando as pessoas estão com medo e precisam entender o que está acontecendo, elas recorrem ao jornalismo de qualidade.
Amor pela profissão
Ele refletiu que ser jornalista não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de polarização e descredibilização, mas reforçou diversas vezes no bate-papo a importância da profissão e como ela é cheia de possibilidades.
O jornalista ainda destacou, no contexto da formação profissional, a relevância da leitura para uma melhor escrita, vocabulário mais amplo e aumento do conhecimento de mundo. Tiago Eltz finalizou deixando um recado aos estudantes do curso: ‘’Não deixe as pessoas desanimarem vocês; jornalismo nunca foi tão dinâmico, importante e necessário. Se você for realmente apaixonado por isso, terá uma vida incrível e que nunca vai ser tediosa’’.