Urbs amplia frota em 15% e Curitiba tem 80% dos ônibus circulando

por Vanessa Caroline Guimarães
Urbs amplia frota em 15% e Curitiba tem 80% dos ônibus circulando

Nas últimas semanas, houve aumento no número de passageiros e o movimento poderá se intensificar por conta da reabertura dos shoppings

Por Vanessa Guimarães | Foto: Leonardo Ossovski

A Urbanização de Curitiba (Urbs) reforçou a frota de ônibus na cidade nesta segunda-feira (25). O sistema de transporte público está usando 80% da frota, contra 65% que vinham sendo usados. A decisão é decorrente do aumento do número de passageiros nas últimas semanas e do possível crescimento da demanda por conta da reabertura dos shopping centers. A estimativa é de que o número de passageiros aumente ainda mais, porém não há possibilidade de atingir os números de antes da pandemia – cerca de 756 mil por dia, já que a quantidade de passageiros transportados neste período é de, aproximadamente, 260 mil por dia.

As linhas de transporte coletivo estão funcionando com reforços e monitoramento diário pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO). A linha Inter 2 está utilizando 100% da frota, as expressas Pinheirinho-Rui Barbosa, Santa Cândida-Capão Raso e Circular Sul operam com 90% da capacidade nos horários de pico, e as linhas alimentadoras, atuantes na região Sul da cidade, funcionam com 100% das frotas em horários de maior movimento. Também há reforços na linha Boqueirão-Centro Cívico, nos picos da manhã e da noite.

Os usuários do transporte público redobraram os cuidados para utilizar os serviços. A estudante de jornalismo e aprendiz de marketing, Gabrielly Dering, retornou ao trabalho recentemente e diz se sentir insegura apesar das medidas de prevenção adotadas pela Urbs. Dering utiliza a linha alimentadora da região sul de Curitiba, no bairro São Braz, e afirma que o aumento da frota é benéfico para evitar aglomerações. Porém, não notou mudanças e se preocupa com a verba utilizada para esta demanda. “Não imagino como ficaria o equilíbrio dos gastos para o aumento da frota e a quantidade de passageiros, porque estou vendo menos pessoas pegando ônibus.”

Diante da reabertura dos shopping centers, a previsão da Urbs é de um aumento de 20% no uso do transporte públicos. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, diz em entrevista à agência de notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba que o comércio deve atuar de forma alternada para evitar a sobrecarga do sistema de transporte coletivo.

Uma das preocupações da Prefeitura é a exposição dos grupos de risco ao novo coronavírus. O movimento diário de passageiros da terceira idade atinge cerca de 17 mil, e a recomendação é de que permaneçam em isolamento social. A auxiliar de consultório no setor de Ecografia Nathally Beatriz Geronasso mora com pessoas do grupo de risco e se preocupa em transmitir para a família. Além das medidas básicas de higienização, ela leva sempre um recipiente de álcool em gel e evita tocar nas barras de apoio dos veículos.

Geronasso diz que percebeu o aumento de usuários no transporte público, e mesmo com as medidas preventivas e o uso de máscaras, os passageiros não respeitam as indicações para evitar a contração do vírus. “As máscaras estão sendo utilizadas de forma incorreta, as pessoas tiram as máscaras para falar, e a indicação muitas vezes não é compreendida.”

Prevenção no transporte público

Para prevenir o contágio do novo coronavírus, fiscais e agentes da Guarda Municipal têm promovido orientações no transporte coletivo, reforçadas com o apoio do Exército desde 14 de maio. O trabalho duraria apenas dez dias, mas foi prorrogado por conta do avanço da pandemia.

Os ônibus das principais linhas poderão sair com a lotação máxima de 50%. Nos terminais há marcações para que os usuários mantenham a distância mínima de 1,5 metros entre si. Também há distribuição de folders reiterando a obrigatoriedade do uso de máscaras e as janelas dos veículos devem permanecer abertas.

Autor