TRE cria projeto de checagem de informações para as Eleições 2020; Fatos participa

por Vanessa Caroline Guimarães
TRE cria projeto de checagem de informações para as Eleições 2020; Fatos participa

Eleitores podem solicitar a análise de notícias que recebem em redes sociais sobre as eleições deste ano

Por Vanessa Guimarães | Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desenvolve o projeto de checagem de fatos Gralha Confere para as eleições de 2020. O Gralha Confere é uma Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral do Paraná, com o objetivo de checar informações sobre o processo eleitoral e à segurança do voto eletrônico. O projeto é realizado a partir de métodos internacionais de fact-checking, que fiscaliza e subsidia a cobertura jornalística das Eleições, em combate às fake news.

Neste ano, a central de produção de conteúdo jornalístico Fatos Narrativas Midiáticas participará da checagem e cobertura das eleições de Curitiba. Os integrantes recebem as dúvidas dos usuários através do TRE, fazem a análise de informações e concluem se as notícias são verdadeiras ou falsas.

O projeto Gralha Confere surgiu da necessidade de combater à desinformação, em especial no período eleitoral, segundo a jornalista Melissa Diniz Mendroni. “A checagem é uma forma de esclarecer as dúvidas dos eleitores a partir de fontes e dados oficiais sobre conteúdos potencialmente enganosos com alta capacidade de viralização”. Por enquanto, a demanda de pedidos está baixa, porém a estimativa é de que com o início das campanhas o número de dúvidas sobre o processo eleitoral aumente por conta do volume de informações que circulam pela internet.

No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), encontra-se a seção do Gralha Confere, em que o usuário pode acessar notícias que já passaram pelos processos de análise dos fatos.

Os eleitores podem entrar em contato e solicitar a checagem de uma notícia através do aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (41) 98700-5100, mandando imagens ou textos que tenham recebido nas demais redes sociais. Nesta iniciativa, não serão checadas informações sobre candidatos e partidos políticos.

O site conta com o segmento “Fato ou Boato?”, onde há um passo a passo de como identificar informações falsas, desenvolvido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL), parceira do Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas Eleições de 2020.

Autor