Trabalho de conclusão de curso vira espetáculo

Atração conta com a participação do público
Por Andrey Ribeiro e Fernanda Xavier
A companhia Incrível Teimosa está participando do Festival de Curitiba com o espetáculo “Que Festa É Essa, Criatura?”. Nesta quinta-feira (29) aconteceu a segunda apresentação do grupo no Largo da Ordem.
A peça é um monólogo interativo, conduzido pela atriz Daniele Dias, que interpreta a palhaça Teimosa. O espetáculo conta a história de uma palhaça contratada para animar a festa da mulher mais rica da cidade. Porém, Teimosa acaba quebrando o conceito de que uma palhaça deve ser meiga e comportada. Durante o a apresentação a personagem interage com o público, principalmente com as crianças.
No final da peça, a equipe do Comunicare conversou com o público presente, dentre eles estava o estudante de Artes da Universidade Federal do Paraná, em Matinhos, André Alves, que veio com a universidade para ver o festival. Alves que participou de uma das interatividades da peça, diz que a arte deve ser valorizada: “a arte está perdida, e é muito importante ter um espaço para ela, como é o festival”.
A peça cativou também o público infantil, como a pequena Vitória que já havia visto outras peças do Fringe com a sua família.
Protagonista do espetáculo, Daniele, que participa do festival desde 2013, diz que a peça surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso para a sua faculdade de Teatro, que hoje se tornou este espetáculo: “depois que sai da faculdade, comecei a aperfeiçoar, ir melhorando o que era preciso. Hoje, já passei por muitos estados brasileiros como São Paulo e Ceará”.
Para a atriz, a peça de rua que acaba requerendo mais interatividade é mais proveitosa: “sempre dá um nervoso quando a peça precisa da participação do público, porém se isso não acontece, é nosso trabalho como artista se esforçar para cativar o espectador e fazer com que ele interaja”.
A atriz, natural de Londrina, complementa que é extremamente importante esse espaço que o finge dá para que grupos como o deles possa ter seu espaço na arte.