Torneio SESI de Robótica promove exploração científica no ambiente escolar

por Ex-alunos
Torneio SESI de Robótica promove exploração científica  no ambiente escolar

FIRST LEGO League apresenta o mundo da tecnologia e da ciência para estudantes

Por Gabriela Fontana

O torneio Sesi de Robótica FIRST LEGO League é uma competição que busca apresentar ciência e tecnologia para estudantes, por meio de missões e construção e programação de robôs, segundo o editor-chefe da Agência CNI de Notícias (Confederação Nacional da Indústria), Aerton Luiz Guimarães. A competição é uma iniciativa da FIRST, organização não governamental americana, que promove a disputa em mais de 70 países.

No Brasil, o Sesi é organizador da FIRST LEGO League desde 2013, e mais de 17 mil alunos já participaram da disputa, como explica o editor-chefe. “Os torneios de robótica foram criados com o intuito de estimular a robótica e incentivar o estudo de ciências, física, matemática e aproximar jovens da tecnologia, formando profissionais completos”, afirma.

Nesta edição de 2018/2019, o objetivo foi de incentivar estudantes de todo o país a explorar o universo com o tema “Em Órbita”, buscando soluções para viagens e vida no espaço, acrescenta Guimarães.

O professor de robótica do Colégio Sesi Internacional, Jefferson Petry, explica que o processo de preparação para os torneios acontece, principalmente, com a troca de conhecimentos de alunos que já participaram de competições com os iniciantes. “Os alunos falam o que já passaram durante as competições, sobre o que imaginavam que funcionaria e acabou não funcionando. Isso traz uma troca de experiências”. Petry destaca que as aulas são em equipe para colocar o conhecimento em prática e que buscam trabalhar três áreas específicas do robô: o design, a mecânica e a programação.

Autor