Corridas de rua em Curitiba: 2024 conta com mais de 30 provas no calendário

Foto: Vinicius Noritake
As provas serão distribuídas em 16 datas ao longo do ano
Um levantamento exclusivo do portal Comunicare mostra que o calendário de Corridas de Rua de Curitiba será diversificado nas datas e trajetórias em 2024. O calendário conta com 16 datas ao longo do ano para realização de provas. As distâncias variam entre 3 e 21km.
As principais novidades estão nas etapas organizadas pela Prefeitura de Curitiba no II Circuito de Corrida de Rua pública. As 4 etapas realizadas entre Março e Novembro têm a distância fixa de 7km por corrida. Diferente de outros anos, quando existiam duas categorias, de 5 e 10km. A corrida especial do ano é chamada de “Entre parques” no dia 18 de agosto, que tem uma distância de 25km e pode ser feita em 3 opções: individual, dupla ou em quarteto.
O corredor urbano
O jovem de 22 anos Vinicius Noritake, estudante de Engenharia de Produção pela PUCPR, descobriu a corrida aos 18 anos, na pandemia. Para sair da bolha do isolamento social, começou a correr no Parque Barigui em horários alternativos para aliviar a mente de todo o caos que o mundo vivia naquele momento. Apaixonou-se pelo esporte, virou corredor frequente, e tem o sonho de correr a sua primeira Maratona em 2024.
Etapas organizadas pela Prefeitura de Curitiba terão novidades no II Circuito de Corrida de Rua pública. As 4 etapas realizadas entre Março e Novembro terão a distância fixa de 7km por corrida. Diferente de outros anos, quando existiam duas categorias, de 5 e 10km. A corrida especial do ano é chamada de “Entre parques” no dia 18/08, ela tem uma distância de 25km e pode ser feita em 3 opções: individual, dupla ou em quarteto.
Vinícius treina sem ajuda de assessoria, mas reconhece a importância. “Treino sozinho devido a minha condição financeira no momento, mas conheço pessoas que têm assessoria e é notória a evolução com o passar do tempo.Se eu tivesse assessoria, com certeza teria evitado as lesões que tive, principalmente no pé, devido a minha pisada.”
O preparador físico e fundador da Carbono Assessoria Esportiva, Carlos Oliveira, conta sobre o seu trabalho e explica a importância de ter um acompanhamento “ A principal diferença de quem treina com assessoria é um profissional cuidando do que você está fazendo. Se você está correndo da forma certa. Cuida dos exercícios certos para você fazer com seu objetivo, se a intensidade ou volume da atividade da semana está correta. Acontecem casos da pessoa começar a correr sem assessoria, e gostou da atividade. Aí essa pessoa começa a correr todo dia, sem variar a atividade, tempo, intensidade. O que acontece? Ela se lesiona.”
O bairro das provas urbanas
Com base nos dados obtidos pelo Jornal Comunicare, houve um cruzamento de dados que mostrou resultados sobre a temporada de Corrida de Rua de 2024. Em 2024, 63,6% das corridas têm início na região central de Curitiba, sendo os bairros Centro e Centro Cívico, com 4 e 6 largadas de prova, respectivamente. Apesar da zona Central, o Água Verde é o bairro de Curitiba com maior número de largadas, com 7, sendo todas elas com início no mesmo local, a Praça Afonso Botelho, conhecida como “ Praça do Athletico”. As provas mais comuns em questão de distância são as provas de 5 e 10km, onde terão 11 corridas de cada modalidade. Para a temporada de 2024, dos 75 bairros de Curitiba, 63 deles não irão receber nenhuma largada de prova.
Grande desafio de 2024
A prova chamada Maratona é conhecida como um dos grandes desafios na vida de um corredor. Utilizada como meta anual ou por vezes de vida, correr uma maratona é sempre um marco para o atleta. A prova consiste em uma corrida de 42,195km, uma distância que exige um preparo físico alto do atleta, além de suplementação e hidratação ao longo do percurso. O atleta Vinicius Noritake conta sobre seu sonho com esta corrida: “Quero ter capacidade de correr uma maratona por mim mesmo, com os meus estudos, meus acertos e erros. Sei que não é o recomendável, mas é uma vitória pessoal além de conseguir correr a maratona.”
A capital paranaense terá uma maratona em 2024, no dia 17/11, chamada “Maratona de Curitiba” . Com ingressos à venda e partida da Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. O evento é sediado pela Associação PRO CORRER, associação sem fins lucrativos que tem o intuito de promover corridas de qualidade para Curitiba há mais de 20 anos.
O preparador físico e assessor de corrida, Carlos Oliveira, relata as dificuldades que seus alunos têm, ao estabelecer a Maratona como seu principal objetivo na corrida.
“Eu acho que a grande maioria das pessoas, quando colocam como objetivo correr uma maratona, é você conseguir ter a disciplina de conseguir fazer a rotina de treinos. Essa rotina não é só os treinos de corrida, mas fortalecer, fazer musculação, fazer um treinamento funcional, fazer um pilates, modificar alguns hábitos. Quando você decide começar a fazer uma maratona, o corpo dela precisa mudar, ela precisa construir um corpo de um maratonista. Claro que eu não estou falando que uma pessoa com sobrepeso não pode correr uma maratona, mas ela vai precisar manter uma vida mais regrada”.
Esta reportagem foi desenvolvida na disciplina de Jornalismo Investigativo do curso de Jornalismo da PUCPR.