Tire suas dúvidas sobre as eleições deste domingo

Título é cancelado automaticamente quando o eleitor deixa de votar em três eleições consecutivas
Por Gustavo Ferraz
O eleitor que, por algum motivo, deixou de votar no 1° turno das eleições deste ano poderá votar normalmente no próximo domingo (28). A regularização das justificativas poderá ser feita até o 6 de dezembro.
Uma novidade destas eleições é para as justificativas: elas não precisam mais serem feitas presencialmente; poderão ser feitas online por meio do Sistema Justifica. Para isso, o eleitor deverá entrar no site Justifica, do TSE, clicar em eleitor e, depois, em serviços ao eleitor.
As justificativas serão submetidas a uma análise do juiz eleitoral responsável por cada zona eleitoral. O eleitor deverá, também, anexar uma cópia de algum comprovante que justifique a ausência como um bilhete de viagem, atestado médico ou internação. O eleitor será informado por e-mail sobre o deferimento ou não da justificativa.
Vale ressaltar que irregularidades com a Justiça Eleitoral acarreta em diversos problemas na emissão de documentos, como emissão e renovação de passaporte e carteira de identidade; até mesmo a impossibilita o cidadão de assumir vagas conquistadas em concursos públicos. O título é cancelado automaticamente quando o eleitor deixa de votar em três eleições consecutivas.