Teatro negro de Curitiba: artistas lutam por representatividade

por Felipe Marques Lunardi
Teatro negro de Curitiba: artistas lutam por representatividade

Material extra

Artistas negros do teatro curitibano lutam por mais visibilidade. A primeira Mostra de Teatro Negro de Curitiba ocorreu entre setembro e outubro. O evento trouxe à tona o debate sobre a resistência afro nas artes, destacando o protagonismo e representatividade no teatro.

Expetáculos notáveis do teatro negro curitibano

“Pixaim” (2010) – Tendo inspiração na antologia de contos contemporâneos, o espetáculo do diretor Rafael Camargo trouxe para o palco de Curitiba a questão da invisibilidade do povo afrodescendente no Brasil.

“Nego não nego” (2019) – Com a dramaturgia de Glayson Cintra, a peça tratou de questões do negro na sociedade, mesclando passado com o presente.

Expetáculos notáveis da Mostra de Teatro Negro de Curitiba

“Que absurdo!” – A obra do jornalista Cicero Lira contou com a performance de Thadeu Peronne. O espetáculo conta a história de um artista em crise.

“Ópera Pop Negra” – O espetáculo reflete sobre a influência da cultura africana no Brasil. A montagem contou com instrumentos musicais de origem africana.

“Preto” – Da companhia brasileira de teatro, o espetáculo traz à tona o racismo no brasil na perspectiva de uma mulher negra.

Conversa com o curador

Conversa com Gil Rhodrigues, curador da primeira Mostra de Teatro Negro de Curitiba, dramaturgo e produtor cultural. A fala é sobre a primeira mostra de teatro negro de Curitiba e sobre a vivencia negra no teatro paranaense.

Autor