Spray removedor é esperança contra pichação

A partir desta segunda-feira (02), em todos os flagrantes de pichação realizados pela Guarda Municipal de Curitiba, a vítima receberá um comunicado para que possa acionar judicialmente o infrator com uma ação de reparação de danos. Curitiba, 02/03/2015 Foto:Cesar Brustolin/SMCS
Produto já foi usado em locais como a Praça da Espanha e o Teatro Guaíra.
Por Ariane Santos Ramos
Um spray capaz de remover pichações tem sido bastante utilizado em Curitiba para reduzir a poluição visual espalhada por muros, monumentos históricos, ônibus e prédios da cidade. O removedor 100% ecológico já foi usado em locais como Bondinho da Rua XV, Praça da Espanha, Praça do Homem Nú e Teatro Guaíra. As ações fazem parte do projeto Despiche, parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial do Paraná (ACP).
Em superfícies lisas, o produto pode ser aplicado com o auxílio de um pincel, seguido de um pano ou papel, que retira a tinta do local. Já em regiões minerais e porosas, é preciso molhar a área com água antes da aplicação, para aplicar o spray e deixá-lo agir por um período que varia de 2 a 20 minutos. Em seguida, deve-se usar um pincel e enxaguar a área com uma lavadora de alta pressão.
Proprietário da marca que fabrica o spray (Crystalcor), Fabiano Polak conta que o produto pode ser encontrado em lojas de materiais de construções ou de revestimentos, com preço que varia de R$ 40 a R$ 50.