Série 100 anos do Rádio no Brasil: influência e poder

Veículo que possibilita a amplitude de discussões políticas e ideológicas, o rádio também é utilizado como ferramenta de persuasão e de visibilidade para políticos.
Por Maria Eduarda Souza, Maria Eduarda Cassins e Leticia Bonat
Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) indica que a rádio é o meio de comunicação no qual os brasileiros mais confiam – 64% acreditam que as notícias veiculadas no meio são verdadeiras e apenas 19% as consideram falsas. É fato que o rádio sempre foi sinônimo de grande influência par a população brasileira, o que foi impulsionado pela criação do programa ”Hora do Brasil”, responsável por criar um contexto que fez o rádio trilhar seu caminho no meio político, sendo muito utilizado na propagação de ideologias. Após a legalização da publicidade na década de 30, a transmissão de rádio tornou-se mais lucrativa e diversificada, atraindo grande número de pessoas.
O rádio, por estabelecer maior conexão com o ouvinte e ser um dos meios mais acessíveis de comunicação, está presente em todas as classes e regiões do Brasil. Essa posição privilegiada representa poder e capacidade de influenciar a opinião pública. Isso ocorre a partir do uso de diversas ferramentas para prender a atenção do público, como a linguagem coloquial e a entonação, fatores que muitas vezes colocam a oralidade do rádio no limite entre o serviço de interesse público e a panfletagem.