Será verdade que o cheiro de laranja alivia o estresse?

Por Beatriz Tsutsumi, Helene Mendes e Isadora Vargas
A influencer Yasmin Fernandes, com mais de 2 milhões de seguidores e 50 milhões de curtidas no TikTok, publica um rápido vídeo de 8 fatos psicológicos que vão de questões da aromaterapia até a mania de falar sozinho, que supostamente ajuda na eficiência do cérebro. No vídeo de 36 segundos, a influencer não desenvolve a explicação de nenhum fato, apenas os cita com imagens ilustrativas que aparecem no fundo da tela conforme são citadas as hipóteses.
@_yaasfernandes Vou ficar prestando atenção agora nas lágrima das pessoas hahaha 💧#fatospsicológicos #fatos #curiosidades ♬ Paris – Else
Será verdade que o cheiro de laranja alivia o estresse?
Ainda que existam muitas pesquisas sobre a aromaterapia, não há comprovação visível ou concreta. No entanto, segundo o psicólogo Ricardo Takaki, com base na associação das emoções e memórias afetivas, é possível tanto um resultado calmante quanto estressante. “Não dá para afirmar que um cheiro específico irá trazer calma ou alívio do estresse”, um exemplo seria uma pessoa que associa o cheiro de laranja com um período de exaustão, e outra pessoa que associa o aroma a uma memória agradável. Enquanto uma delas se acalma, a outra se aflige.
Será verdade que ao chorarmos a primeira lágrima que cai tem relação com as emoções?
Não necessariamente existe uma conexão entre qual lado dos olhos cai a primeira lágrima com as emoções do indivíduo. Por ser uma reação biológica do nosso organismo, existem inúmeros fatores (emocionais ou não) que podem contribuir para o lacrimejar de alguém ocorrer, como o que acontece ao cortar uma cebola. “A lágrima em si é uma manifestação do nosso organismo, seja para demonstrar uma emoção ou para uma defesa do próprio corpo. Com isso, não é possível afirmar que a primeira lágrima que cai existe um significado”, afirma o psicólogo Ricardo Takaki.
Será verdade que o autodiálogo auxilia na eficiência do cérebro?
Não existe nenhum estudo que comprove que o autodiálogo melhora a eficiência do cérebro, embora refletir e filosofar seja importante para digerir os acontecimentos do dia. Entretanto, existem outros fatores que quando desempenhados regularmente ajudam no funcionamento do cérebro e da memória. Segundo o psicólogo Ricardo Takaki, o sono regulado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atividades simples que exercitem a memorização, auxiliam no bom desempenho do cérebro.
Veredito: A partir das pesquisas realizadas e das falas do psicólogo Ricardo Takaki, a equipe de checagem determina o vídeo como falso. Ainda que o primeiro tópico seja impreciso, as outras informações são falsas.. Nos últimos tempos, é possível notar um crescimento no uso e recomendação da aromaterapia, como forma de terapia alternativa, sendo apenas um complemento para o bem-estar. No entanto, são poucas as pesquisas de campo assim como as pesquisas realizadas pelas indústrias farmacêuticas, sendo assim considerada uma pseudociência. Quanto aos outros tópicos, os quais ambos são falsos, não há estudo que comprove a relação das lágrimas que caem primeiro, do mesmo modo que o autodiálogo tenha benefícios.
O movimento crescente das fake news no Brasil ultrapassou os limites do WhatsApp e agora se faz presente em todas as plataformas digitais, por exemplo dentro do próprio TikTok como citamos acima. Atingindo diretamente os jovens e adolescentes que são o maior público de consumo desta rede social. Percebe-se que a falta de responsabilidade por parte dos produtores de conteúdo em não realizar a checagem de fatos, resulta na pulverização de informações falsas. Por isso, é importante sempre analisar os meios de informação que se consome, percebendo quem são os especialistas, os estudos que dão base à ideia e também as fontes que são utilizadas para compor a informação.