Segunda edição de Olhares Literários é lançada em impresso na próxima semana

Todos os textos selecionados para a coletânea são de mulheres estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR
Por Livia Berbel e Victor Dobjenski | Foto: Victor Dobjenski
O segundo volume da coletânea Olhares Literários – Uma Antologia, que reúne reportagens produzidas por estudantes de Jornalismo da PUC Paraná, chega em versão impressa às mãos dos leitores na próxima semana. O lançamento está marcado para terça-feira (10), às 10h, na Biblioteca da universidade, no campus Prado Velho, em Curitiba. A primeira edição foi lançada em 2020, com um trabalho exclusivamente do curso de Jornalismo. Desta vez, a iniciativa envolve também estudantes de Letras, na correção dos textos, e de Design, no projeto gráfico.
Mais uma curiosidade desta edição é o fato de apenas textos de mulheres terem sido selecionados para a coletânea. A escolha não foi intencional, mas resultado da boa qualidade das reportagens apresentadas pelas autoras. O projeto teve início com os textos da turma de Jornalismo Literário de 2019 e no ano seguinte o volume 1 foi lançado. A organização ficou por conta do jornalista Paulo Camargo, professor da disciplina, e da professora Suyanne Tolentino, coordenadora do eixo Multicom da PUCPR. As reportagens literárias são divididas em três seções: “Mundo Invisível”, “Perfil” e “Gonzo”.
Toda a produção dos textos da segunda edição tem como pano de fundo a pandemia de Covid-19. A professora Suyanne Tolentino explica que Mundo Invisível é a seção responsável por mostrar histórias do cotidiano de forma a despertar o interesse dos leitores. Perfil, por sua vez, representa a profundidade da história do entrevistado, na sua plenitude tridimensional e complexa, como a de um personagem da ficção. Por fim, em Gonzo, os alunos tiveram a oportunidade de desempenhar o papel de protagonistas, além de narradores-repórteres.
Segundo o professor Paulo Camargo, o objetivo deste projeto é garantir que um material rico produzido por estudantes não se perdesse. “Penso que ter seus textos publicados em um livro, que é um produto jornalístico mais perene, atemporal e nobre, é muito atrativo para os alunos”, afirma. Para o professor, o Jornalismo Literário oferece uma visão mais ampla da realidade. “Ele não apenas humaniza os relatos, como permite uma abordagem mais ética e cidadã.”
“O mundo nos obriga a ser muito melhores para chegar no mesmo lugar que um homem bom.”
Laura Luzzi, estudante de Jornalismo da PUCPR
A estudante Laura Luzzi, uma das autoras escolhidas para integrar o livro, diz que se sente recompensada por ter tido seu trabalho reconhecido. “Fiquei muito feliz quando fui selecionada”, diz. Para a estudante, o jornalismo literário ajuda a quebrar as fórmulas que são sempre ensinadas ao longo do curso. “Ele estimula a sensibilidade de perceber o que está acontecendo, porque as coisas estão acontecendo.”
Laura também comemora o fato de apenas autoras terem textos incluídos na coletânea. Para ela, isso é um reflexo da sociedade e da bagagem que mulheres precisam carregar todo dia. “O mundo nos obriga a ser muito melhores para chegar no mesmo lugar que um homem bom.”
A cada edição do livro, novos professores são escolhidos para se juntar à bancada que seleciona os textos que devem ser incluídos no volume. A seção Mundo Invisível, terceiro parte da obra, tem um enfoque diferente a cada edição. O terceiro volume, que já está em produção, vai abranger os aspectos da proximidade, em busca de histórias jornalisticamente relevantes em sua própria vizinhança.
Serviço
Lançamento da obra Olhares Literários – Uma Antologia – Volume 2
Terça-feira (10), às 10h
Hall de entrada da Biblioteca da PUCPR
Prado Velho, Curitiba