São Joseense e Paraná, sobre o futuro.

por Felipe Cubas
São Joseense e Paraná, sobre o futuro.

São Joseense x Paraná Clube
A história de dois times que estão situações diferentes, caminhos inversos. O Jovem Clube Independente Futebol São-Joseense está em grande ascensão, conquistando objetivos e surpreendendo a todos, diferente é a situação do Paraná clube, nos últimos anos sofrendo 3 rebaixamentos nacionais em quatro anos, sem considerar o recente regresso de divisão no estadual. Dívidas que somam R$ 35.103.796,14, (valor atualizado em novembro de 2021.)

fundado em 2015, o time de São José dos Pinhais chamou a atenção de todos com uma campanha sólida, chegando as quartas de final do Campeonato Paranaense, onde foi derrotado pelo Operário, atualmente na Série B.

Em seu primeiro ano disputando um campeonato estadual, na terceira divisão se fez campeão em 2016, subindo para a serie b do estadual, onde “bateu na trave” por 3 anos, conseguindo tão esperado acesso a primeira divisão no ano de 2021.

Com a incrível jornada no campeonato paranaense 2022, garantiu sua vaga na serie D da próxima temporada, com o calendário ja garantido para o próximo ano, o São Joseense se organiza para ir em busca do acesso à série C do Campeonato Brasileiro, afirma Maílson Rodrigues, auxiliar técnico da equipe.

“O principal objetivo do clube será disputar a serie d e lutar pelo acesso a terceira divisão”.

Em uma situação diferente, o Paraná Clube ja encara a serie D em 2022, com uma missão de buscar o acesso para a divisão acima, ja que sofreu uma eliminação precoce na copa do Brasil e o inesperado rebaixamento para a segunda divisão no estadual, situação a qual é vista como delicada, pois o clube poderá ficar sem calendário em 2023.

Começo de 2022 e o clube ja se encontra “entre as cordas”, sendo que a única garantia de calendário Nacional para a próxima temporada, seria o acesso ou a improvável classificação pelo ranking nacional.

Com dívidas acumuladas o paraná convoca o apoio de seu torcedor, a ajuda financeira e com Planos de sócios, contando com a presença de sua torcida, em jogos da Vila Capanema. Dirigentes enxergam o torcedor como um grande ponto de virada neste ano, mesmo com protestos e revoltas da torcida. O Paraná necessita do acesso nessa caminhada de reconstrução, Torcida e Jogadores vão em busca do objetivo, reerguer o clube.

Assim é notória a diferença entre ambos os clubes, o Paraná se vê pressionado. já o São Joseense encara de maneira desafiadora o acesso, mas em situação totalmente distinta à do clube paranista, com planejamentos a longo prazo e com tempo para trabalhar.

O objetivos dos clubes são os mesmos, mas com pesos diferentes. O clube joseense inicia sua campanha em 2023, tendo uma preparação, no caso paranista, a pressão pelo acesso é intensa, caso não atinja essa conquista provavelmente enfrentará um ano sem calendário nacional.

Todos clubes também sonham com a cobiçada Copa do Brasil, times de menores expressão ou baixa classificação no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), alguns nem no Ranking estão presentes.
Assim, conquistando a classificação por meio de uma boa campanha no campeonato estadual, classificando apenas os 3 melhores, sem contar com a abertura de novas vagas, caso clubes ja classificados ocupem as três colocações, resultando em mais vagas na classificação, segundo a tabela.

Porém o clube de São José dos Pinhais, coloca como principal em e único objetivo em 2023, a classificação para a Serie C do nacional. Buscando representar o estado do Paraná na terceira divisão do nacional, sendo que esse ano o Paraná não possui equipe na competição.
Serie D (Cianorte, Paraná, FC Cascavel),
Serie B (Londrina, Operário)
Serie A (Athletico PR, Coritiba)

Autor