São José dos Pinhais confirma primeira morte por coronavírus

Moradores de Águas Claras enfrentam filas enormes para teste do Covid-19 no estacionamento do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro). O 'drive-thru' é feito para testagem em massa do novo coronavírus e o atendimento realiza-se por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido sair do carro sem orientação da equipe de saúde. Também é recomendado o uso de máscaras faciais e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Município também tem primeiro caso de Covid-19 em profissional da saúde
Por Letícia Fortes e Mariana Alves | Foto: Flickr
O município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, registrou a primeira morte causada pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (29). Mesmo contando com atendimento médico, a vítima – um homem de 53 anos – morreu em um hospital da rede privada de saúde.
Em um pronunciamento feito no Facebook da Prefeitura de São José dos Pinhais, a secretária da Saúde, Débora Cristina Chemin, também relatou o primeiro caso de um profissional de saúde da cidade com resultado positivo para coronavírus. “Pedimos aos servidores que não entrem em pânico. A gente tem que manter a calma e tomar as medidas necessárias”, disse a secretaria.
De acordo com o depoimento anônimo de uma enfermeira, a profissional infectada era responsável pela gestão administrativa de uma unidade de saúde, ou seja, não tinha contato direto com os pacientes. A vítima da contaminação não se manifestou sobre o assunto.
Em comunicado oficial, os gestores da Prefeitura de São José dos Pinhais reforçam as orientações para que a população não relaxe nos cuidados de prevenção. De acordo com o Executivo, foram registrados na última semana oito novos casos de coronavírus na cidade. O número inclui a servidora da Saúde, que está em tratamento doméstico. Um decreto municipal obriga a população a usar máscaras em locais públicos e ambiente de trabalho, além de orientar sobre medidas de assepsia e distanciamento em áreas públicas e dentro de estabelecimentos.
Prevenção
Segundo a enfermeira entrevistada pelo Portal Comunicare, vários protocolos de treinamento foram disponibilizados por parte do município. “Com essa medida, a gente pôde estudar online. Não existe muita coisa diferente, é isso mesmo: treinamento e equipamento”, diz a funcionária pública.
Em relação aos equipamentos utilizados, a enfermeira destaca três utensílios essenciais: máscara, touca e jaleco. “Nas unidades de saúde da cidade, recebemos um tipo menos comum de máscara, a face shield”, conta a profissional. A máscara funciona como um anteparo entre o paciente e o rosto do profissional, que evita se contaminar por meio das gotículas de saliva do paciente. “Também recebem as máscaras N45 para atender pacientes com suspeita ou no processo de intubação.”
Para a população geral, as autoridades da Saúde recomendam as medidas básicas de prevenção. As mais importantes são lavar bem as mãos, usar álcool em gel, retirar os sapatos assim que chegar em casa e respeitar o isolamento social.