Revele seu Talento premia alunos e ex-alunos na PUCPR

por Ex-alunos
Revele seu Talento premia alunos e ex-alunos na PUCPR

Os participantes foram indicados a quatro categorias do concurso de música, que está em sua 16ª edição

Por Stefany Mello

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizou a XVI edição do Revele seu Talento, que aconteceu na noite desta sexta-feira (18), junto à Orquestra da universidade, no Teatro TUCA. Foram selecionados 12 finalistas nas categorias de Composição, Interpretação voz, Interpretação Instrumento e Alumni (ex-alunos).

Este ano, o concurso contou com a presença do saxofonista Mauro Senise, que foi um dos jurados da competição e fez uma apresentação junto com a orquestra da PUCPR no final do evento.

A diretora da área de cultura e esporte Sheila Reinehr afirma que, é sempre uma surpresa ver a premiação acontecendo e que fica muito feliz pela participação dos jovens. “É um evento em que todos os anos são mais de 100 alunos se inscrevendo para as seleções, com estilos de músicas diferentes, com interpretações diferentes. É muito legal”.

Sheila ainda explica qual é a importância do evento na universidade e conta que a PUCPR preza pela diversidade e pela formação integral do estudante. “Com isso, se pensa em formação com cultura, arte, esporte, atividades relacionadas a solidariedade ou social, e ver o jovem participando, se interessando e vindo para uma atividade de cultura nos dá um grande prazer, porque estamos cumprindo nossa missão”.

Dentre os alunos que participaram da premiação, estava a estudante Karina Romanó Santos, que emocionou a platéia tocando violino junto com a orquestra, conquistando o primeiro lugar na categoria Júri Popular. Os votos foram contabilizados através das redes sociais e o público também participou para escolher sua apresentação favorita. Segundo Karina, sua paixão e interesse pela música é desde pequena, quando começou a tocar violino aos sete anos.

A estudante também relata que ficou muito honrada com o resultado da categoria Júri Popular e pelo retorno do público, além de explicar que o concurso é um incentivo para alunos que possuem outras qualidades além do que estão cursando, já que o evento fortalece a área artística.

Outro aluno que também participou do concurso foi Iverton da Silva Avelar, que recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Interpretação Instrumento. Segundo Avelar, o reconhecimento que recebeu neste evento é muito importante, pois o concurso já revelou vários artistas. “Eu sempre me dediquei muito na guitarra, então esse reconhecimento é muito bom e um grande incentivo para nós. Eu sinto uma felicidade enorme por ter ganho este prêmio”.

O músico convidado neste ano foi o ex-aluno Kauey Atanascovick, que já passou pelo concurso, e explica que o evento é importante para os estudantes terem experiência na área da música. “Eu achei que este ano os participantes foram muito bem, surpreendendo mais diversidade de pessoas, das músicas, dos instrumentos e estilos diferentes. A experiência é importante porque são várias pessoas influentes assistindo que podem ajudar, oferecer dicas, e o músico pode mostrar todo seu talento”.

Um dos jurados do concurso foi o Chefe de Gabinete da Reitoria da PUCPR José Luiz Casela, que afirma ser gratificante participar como jurado no evento. “Primeiro por conhecer a história do concurso, outro por saber quantas pessoas saíram daqui e hoje trabalham e vivem de música”. Casela também explica que o evento é um momento forte do estudante vivendo uma universidade.

Confira abaixo a lista de premiação por categoria:

CATEGORIA – INTERPRETAÇÃO VOZ

1º – Eriko Rego Toth

2º –  Rafaela de Camargo Demarchi

3º – Marina Caznok Lima

CATEGORIA – INTERPRETAÇÃO DE INSTRUMENTO

1º – Iverton da Silva Avelar

2º – Caio Matheus Galani

3º – Igor Senko Amaral

CATEGORIA – COMPOSIÇÃO

1º – Giovanni Bannach

2º – Gabriel de Souza Gouveia Oliveira

3º – Thiago Pelinski

CATEGORIA – ALUMNI

1º – Geraldo Ferreira

2º – Karina Romanó Santos

3º – Monique Raquel Benoski

JÚRI POPULAR

1° – Karina Romanó Santos

Veja como foi o evento

Por: Thais Porsch

[slideshow_deploy id=’25972′]

Autor