Revelado pelo Athletico, Fernandinho anuncia volta ao futebol brasileiro

Expectativa pelo retorno do volante ao Furacão cresce diante de declarações antes do confronto desta quarta-feira (13) pela Liga dos Campeões
Caio Jordão e João Vitório Comelli Turnes| Foto: Divulgação/Athletico Paranaense
Em coletiva realizada nesta terça-feira (12), em Madrid, o volante Fernandinho anunciou que irá retornar ao Brasil. Na entrevista concedida aos jornalistas antes da partida entre Atlético de Madrid e Manchester City, pela Liga dos Campeões, o jogador revelou que não irá renovar seu contrato, que se encerra em junho deste ano com o clube inglês, e que pretende voltar a jogar no Brasil.
Fernandinho chegou à base do Athletico em 2001, porém só veio a estrear como profissional em 2003. No Furacão, fez 83 jogos e marcou 14 gols até ser vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2005, onde ficou por oito anos. Após sucesso no futebol ucraniano, o volante foi comprado pelo Manchester City da Inglaterra por 40 milhões de libras (R$ 242,2 milhões) e lá se tornou ídolo, capitão do clube e símbolo de uma era vitoriosa. Foram 13 títulos conquistados, tendo como destaque quatro títulos do Campeonato Inglês. Nesse período na Inglaterra, o brasileiro se transformou em peça fundamental do time estrelado de Pep Guardiola.
O treinador espanhol também participou da coletiva desta terça-feira e se mostrou surpreso com a declaração do atleta. Após ser perguntado por um jornalista inglês sobre a decisão de Fernandinho, Guardiola disse : “Eu não sabia mesmo. Não escutei. Você que me avisou (jornalista).” Guardiola já afirmou diversas vezes a importância do volante brasileiro durante sua passagem pelo City.
No ano passado, o Athletico havia ficado próximo de selar o retorno de Fernandinho, como foi revelado pelo presidente do clube, Mário Celso Petraglia, em entrevista à rádio Transamérica há duas semanas (28/03). Na ocasião, a volta não se concretizou devido ao desejo do jogador e sua família de permanecer na Inglaterra por mais um ano, porém um acordo verbal para a volta ao Furacão teria sido selado entre Petraglia e o jogador. Com Fernandinho ficando livre no meio do ano e tendo deixado claro que irá retornar ao Brasil, além de ter feito inúmeras declarações revelando interesse de voltar a defender a camisa rubro-negra, a expectativa pelo retorno do volante de 36 anos nunca esteve tão alta.