Recital da Onça aborda questões sobre a cultura nacional

por Fatos
Recital da Onça aborda questões sobre a cultura nacional

O monólogo interpretado pela atriz Regina Casé traz obras literárias ao palco

Por Laís da Rosa e Andrey Ribeiro

De volta aos palcos depois de 25 anos, Regina Casé apresenta no Festival de Curitiba, o monólogo “Recital da Onça” que traz interpretações lúdicas com obras da literatura brasileira. O espetáculo ocorreu nos dias 28 e 29 de março no Teatro Guaíra.

A peça, que tem o roteiro produzido pela própria Regina em parceria com o antropólogo Hermano Vianna, mostrou de forma crítica e descontraída obras literárias de Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Paulo Leminski e Dalton Trevisan.

Vianna conta que a seleção dos textos é relacionado com o local onde a peça acontece “Temos que criar uma relação íntima com o público”. Sobre a interpretação do papel de Casé, ele afirma que a tradição da atriz no teatro sempre foi de misturar as histórias dos livros com a vida dela “Ela lê as obras como se aquilo fosse a vida dela, como se ela estivesse vivendo aquilo no momento”.

Confira aqui um trecho do espetáculo:

Com direção de Estevão Ciavatta, marido de Regina, a peça fala que nesse momento com tanta desvalorização da cultura, fazer algo em relação à literatura é muito importante. Ciavatta afirma que também tiveram vontade de falar sobre a biodiversidade no Brasil e no mundo com o viés do medo de falar sobre esses assuntos.

O espetáculo demorou três meses para a produção e estreou final de janeiro na Bahia. Em abril será apresentada no Rio de Janeiro. Ciavatta comenta que no início a peça contava com um público de 150 pessoas e que agora toma proporções maiores.

 

 

[slideshow_deploy id=’31701’]

Fonte: https://www.flickr.com/photos/festcuritiba/sets/72157706253455051/with/47491344461/

Autor