Ratinho Junior se elege governador do Paraná

por Fatos
Ratinho Junior se elege governador do Paraná

Com quase 90% das urnas apuradas, empresário e político brasileiro Carlos Roberto Massa Júnior Ratinho Jr (PSD), vence eleição no Paraná

Por Talita Souza e Thiliane Leitoles

Líder na pesquisa Ibope divulgada ontem, com 57% das intenções de voto, Ratinho Junior, candidato a governador pelo PSD, confirmou as previsões e é o novo governador do Paraná. O mesmo levantamento indiciou 16% do eleitorado para Cida Borghetti (PP) e 12% para João Arruda (MDB).

Ratinho nasceu em Jandaia do Sul, no Paraná,e iniciou sua trajetória política em 2002, aos 21 anos de idade, como candidato a deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com apoio das empresas de seu pai, Carlos Roberto Massa (Ratinho), ganhou a eleição como candidato mais votado da história da Assembleia Legislativa do Paraná e assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte.

Em 2006, teve a segunda maior votação para a Câmara Federal, com 205 mil votos Quatro anos depois (2010) foi reeleito à Câmara Federal com quase 360 mil votos. Já em 2012, se afastou da liderança para disputar a Prefeitura de Curitiba, na qual ficou em segundo lugar, atrás de Gustavo Fruet.

Ratinho Jr. assumiu, no governo de Beto Richa, em 2013, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU). No mesmo período, a segunda colocada na eleição ao governo do Paraná, Cida Borguetti, estava no papel de vice.

Entre os projetos de lei apresentados por Ratinho estão a apreensão de armas ilegais, recursos de apreensão de multas de trânsito, internação de vítimas do crack, criação de um Banco Nacional de DNA de Pedófilos, fim dos mandatos contínuos nas mesas das câmaras e assembleias legislativas do país, entre outros.

Autor