Quarta edição do Prêmio Universitário Cabeça bate recorde de inscrições

por Gabriela Küster Solyom
Quarta edição do Prêmio Universitário Cabeça bate recorde de inscrições

Cerimônia, que acontece na próxima semana, premia os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Jornalismo da PUCPR

Por Gabriela Küster

A quarta edição do Prêmio Universitário Cabeça (PUC),  que premia os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Jornalismo da PUCPR, bateu recorde de inscrições, com 280 trabalhos concorrendo em 16 categorias. A cerimônia de premiação acontece na próxima quinta-feira (21), às 9h, no auditório John Henry Newmann, no campus Curitiba da universidade. Veja a lista de vencedores da última edição.

Nesta edição, o Prêmio tem como apoiadores a Barion, empresa referência em produção de wafer, chocolate e similares; e  a PUCPRESS, editora Universitária da PUCPR e responsável por conteúdos acadêmicos e profissionais como livros digitais e impressos e revistas científicas.

Criado em 2016, a cerimônia promove o reconhecimento da produção acadêmica e laboratorial dos alunos do curso. A finalidade é  incentivar a realização de trabalhos que apresentem temáticas diversas, qualidade técnica e inovação em linguagem, formato e plataforma, entre outros aspectos. 

Os trabalhos são avaliados, em cada categoria, por dois jornalistas atuantes no mercado, a maioria egressa da PUCPR, como Daniela Borsuk, formada em 2017 e hoje trabalhando no portal de notícias da Rede Massa. Outra convidada é Katna Baran, ex-repórter da Gazeta do Povo, especializada na cobertura da Operação Lava Jato e atualmente freelancer, com colaboração para UOL e Folha de S. Paulo, entre outros veículos.

Os critérios de avaliação são relevância do tema, criatividade na abordagem, correção e clareza das informações, uso de fontes diversas e qualidade técnica do trabalho. Ao vencedor de cada categoria será concedido um troféu, ao segundo e terceiro lugares de cada categoria serão concedidos certificados.

Conheça as 16 categorias do Prêmio: 

  1. Reportagem impressa para jornal: reportagem textual produzida para jornal impresso, com temática livre.
  2. Reportagem impressa para revista: reportagem textual produzida para revista impressa, com temática livre.
  3. Reportagem para web: reportagem textual em ambiente digital, com ou sem multimídia, com temática livre.
  4. Reportagem para rádio: reportagem única, com temática livre.
  5. Reportagem para televisão: reportagem única, com temática livre.
  6. Produção de jornalismo literário e/ou opinativo: texto enquadrado no jornalismo literário, podendo ter sido produzido para meios impressos ou digitais; texto jornalístico do gênero opinativo.
  7. Fotografia jornalística: fotografia jornalística avulsa ou conjunto de imagens fotojornalísticas.
  8. Radiodocumentário/Reportagem em áudio e rádio seriada: documentário sonoro com conteúdo jornalístico livre; reportagem, com temática livre, em formato seriado.
  9. Videodocumentário: documentário em vídeo, com temática livre.
  10. Webdocumentário: webdocumentário: conteúdo multimidiático, centrado na Web, explorando um tema em profundidade, com uso de múltiplas linguagens.
  11. Projeto Jornalístico livre: esta categoria abrange todos os trabalhos não relacionados nas outras categorias, como sites temáticos, produtos transmídia, produções ficcionais, material de Branded Content, blog, newsgame, aplicativo, cobertura especial, conteúdo e gerenciamento de redes sociais entre outros.
  12. Projeto de assessoria de comunicação: projeto para assessoria de comunicação, incluindo ou não assessoria de imprensa, com fundamentação do trabalho desenvolvido e atendimento de cliente real. Deve constar no trabalho a descrição da assessoria e do cliente atendido, apresentação de levantamentos de dados sobre o cliente, diagnóstico e planejamento de comunicação desenvolvido, com ou sem implantação de ações.
  13. Produção gráfica jornalística: design de página impressa para jornal, revista, livro ou qualquer outro produto; infográficos: informações com elementos gráfico-visuais, utilizando-se de textos curtos e números.
  14. Pesquisa jornalística: esta categoria não permite inscrições; será premiada a melhor monografia defendida nos anos de 2018 e 2019, a partir de julgamento da comissão organizadora do prêmio.
  15. Livrorreportagem: livro-reportagem, com temática livre.
  16. Ficção: produto de ficção, com temática livre, em plataforma sonora ou audiovisual, desenvolvido no âmbito de disciplinas do curso.

A Comissão Organizadora é formada pelos professores Criselli Montipó, Lenise Klenk, Luana Navarro, Rafael de Andrade, Renan Colombo, Paulo Camargo e Suyanne Tolentino.

Autor