Quarentena afeta positivamente a produtividade das empresas

por Leonardo Henrique da Silva Costa
Quarentena afeta positivamente a produtividade das empresas

Com perspectivas positivas, o modelo Home Office que se instala nos negócios vem gerando maior desempenho e conforto para os trabalhadores.  

Por Helene Mendes, Leonardo Henrique e Paula Braga

A modalidade Home Office, “escritório em casa”, foi a alternativa das empresas para manter a produtividade durante o isolamento social. Conversas, reuniões de última hora e colegas inconvenientes são problemas nos escritórios tradicionais, segundo a SurePayroll, empresa americana que oferece serviços online de pagamentos.

Para 86% das pessoas pesquisadas trabalhar sozinho ajuda a “alcançar o máximo de produtividade”. Além disso, 2 em cada 3 gerentes empresariais afirmam que no geral, os colaboradores que trabalham remotamente aumentam a sua produtividade.

A diretora de Recursos Humanos da multinacional Arauco do Brasil, Valéria de Paula Ribeiro, relata como têm sido a experiência de adaptação da empresa: 

“Para nossa surpresa a produtividade aumentou. Talvez porque em casa as pessoas fiquem mais focadas. Sentimos mais comprometimento e aumento de produtividade. Fizemos uma pesquisa com os funcionários e de uma maneira geral gostaram. O contato dos empregados com as pessoas tem sido mais frequente através da ferramenta Microsoft Teams.” A mesma diz que a única questão divergente observada foi preparação dos trabalhadores em relação ao conforto para desempenhar suas atividades no ambiente residencial. “Nem todos têm cadeiras ergonômicas em casa e a empresa deixou que as levassem para suas residências”.

Estudos diversos comprovam que o trabalho remoto pode trazer benefícios para empregados e empregadores. 

O trabalho em casa pode trazer menos estresse, mais engajamento, mais eficiência, menos rotatividade e menores gastos com a manutenção dos escritórios. Assim vem se tornando uma opção válida para empresários que desejam continuar em casa realizando atividades empresariais remotamente no futuro 

O presidente da Trevisan Escola de Negócios, VanDyck Silveira, se diz ter mudado de opinião sobre o trabalho remoto e diz:

“O Home Office nunca funcionou e o que via era que os executivos usavam o dia de trabalho em casa para fazer outras coisas. Agora, nesses três meses, minha percepção mudou e sou agora um cristão-novo do Home Office”. Ele relata que estuda manter o teletrabalho para parte de seus mais de 300 funcionários no futuro e comprovou resultados positivos. “Nunca tivemos tantas entregas quanto agora.”

Ivan Cordeiro Junior, CEO e fundador da Marfin – Marketing Digital, diz a questão da produtividade é sempre levada muito a sério na sua empresa que faz parte das empresas mundiais adeptas ao Home Office, representada em 36%.

“Estamos sempre tentando buscar as melhores práticas em produtividade baseado em dados”, ele afirma que é comprovado que uma pessoa satisfeita com seu trabalho e sua liderança produz mais. Evidenciando: “Aqui trabalhamos de onde quisermos de forma remota, temos semana de 4 dias (não trabalhamos na sexta) e frequentemente estamos discutindo sobre horários de trabalho, flexibilidade e boas práticas. Isso tudo aumenta a produtividade”.

Mundialmente, mais de 50% das pessoas que trabalham nessa posição em tempo parcial gostariam de aumentar suas horas remotas. A pesquisa global da IGP, organização de eventos virtuais GlobalMeet, revelou que 79% dos trabalhadores disseram que trabalham em casa, e 60% dos empregados remotos parciais deixariam seu emprego atual por uma opção de tempo integral. 

A gestora da área orçamentária e financeira da Escola Judicial do Tribunal regional do trabalho, Edeni Mendes da Rocha, conta como tem sido sua experiência durante este período: “Foi difícil, uma das mudanças positivas é que você trabalha mais relaxado pois está na sua própria casa, você tem mais flexibilidade de horário e fica mais perto da família”.

Como aumentar a produtividade no Home Office

Algumas dicas comuns são conhecidas por auxiliarem com o foco e a produção para a modalidade Home Office a aqueles que encontram dificuldades com a concentração.

Crie metas – Além do planejamento do dia, criar metas aumenta a produtividade. Objetivos a curto, médio e longo prazo colaboram para que se consiga sair da zona de conforto. Adicione também recompensas nas metas atingidas. Se motive sempre!

Determine horários de trabalho – Uma das maiores vantagens do home office é poder flexibilizar os horários. Busque equilíbrio entre as tarefas do trabalho, de casa e o lazer. Veja o período em que produz mais e organize o dia a partir disso.

Planejamento de tarefas – O item mais importante para aumentar a produtividade é a organização. Saiba exatamente o que deve fazer durante o dia, seja por meio de agenda ou cronograma de atividades.

Faça pausas – Não só no Home Office, mas em qualquer ambiente de trabalho, é importante tirar pequenas pausas, seja para ir ao banheiro, tomar água ou pegar um ar. Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.

Beba água – Água é importante em quaisquer situações da vida, mas é comum que o trabalhador durante seu expediente esqueça de tomar, por isso sempre fique atento. É comprovado que água estimula o cérebro. 

Autor