PUCPR recebe jornalistas da RPC e RICTV em aula inaugural de Jornalismo

Processed with VSCO with ka3 preset
O painel sobre possibilidades no Jornalismo e experiências profissionais contou com a presença de estudantes e professores do curso
Por Laura Luzzi
O curso de Jornalismo da PUCPR promoveu, nesta quarta-feira (4), a segunda edição do Welcome Day, aula inaugural realizada no início do ano letivo. A jornalista Camila Barbieri, da RPC; e o jornalista Eduardo Scola, da RICTV, relataram suas trajetórias em um painel sobre possibilidades no Jornalismo e experiências profissionais.
Além disso, os novos alunos do curso tiveram os primeiros contatos com projetos e oportunidades oferecidos pela universidade e evidenciados em uma apresentação da coordenadora do curso, professora Suyanne Tolentino. A decana da Escola de Belas Artes, da qual o curso de Jornalismo faz parte, Ângela Leitão, fez a fala inicial do evento.
A produtora audiovisual da RPC e ex-aluna da PUCPR, Camila Barbieri, entende que é muito importante que os alunos tenham contato com quem já está inserido no mercado de trabalho, principalmente no momento de transformação que vive o Jornalismo. “Às vezes, saímos da faculdade achando que só tem um caminho a seguir, e hoje se exige que o profissional consiga trabalhar em todas as áreas e plataformas”. Ela ainda afirma que a área da comunicação não é fácil, mas acredita que, se o trabalho for feito com paixão e confiança, vai dar resultados.
Já para o repórter da RIC Record TV, Eduardo Scuola, o aprendizado diário e o networking são os segredos para crescer na profissão. Ele recomendou que os estudantes se aproximem de profissionais da área e que aproveitem as oportunidades de estágio, que constituem momentos privilegiados de aprendizagem.
[slideshow_deploy id=’35361’]
A estudante do 1º período, Letícia Forts, conta que ouvir as histórias de profissionais do Jornalismo alimenta ainda mais o sonho de se tornar uma jornalista de sucesso. “É uma meta a ser atingida por qualquer pessoa, é um sonho possível. Eles podem ser o que vamos nos tornar um dia”.
Sobre suas expectativas para essa nova etapa, a caloura espera conseguir cumprir o papel social do jornalista e usar a informação de maneira benéfica para as pessoas.