PUCPR realiza primeiro Papo Plural; veja como foi

Alunos de Jornalismo da Universidade cobriram o evento em tempo real
[slideshow_deploy id=’11963’]
Por Brenda Iung, Cecília Tumler, Gabriela Giannini, Ingrid Freire, Karoline Bittencourt, Matheus Rocha, Manuella Hoepfner, Felipa Andressa Pinheiro Fonseca, Riana Karina de Carvalho e Thais Cunha.
A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) realizou, na noite desta quarta-feira (24), a primeira edição do evento Papo Plural – Vida Universitária, no campus da universidade, em Curitiba. Líderes das juventudes partidárias do Paraná debateram a participação dos jovens na política. O evento foi transmitido, em tempo real, pelo Twitter, por alunos de Jornalismo da universidade. Veja como foi a cobertura.
Estiveram presentes no evento Clarissa Viana (PSOL), Carlos Emar (PT), Charluan Gamballe (PV), Edson Lau (PSDB), Fhelipe Cavalheiro (PSC) e Ricardo Ducci (PSB). O debate foi mediado pelo professor Jelson Oliveira, diretor de Graduação da PUCPR.
Os participantes discutiram temas atuais e de relação direta com os jovens, como a necessidade de envolvimento da juventude no processo político, a participação das mulheres na vida pública e a violência na política. Também foram discutidos temas polêmicos, como legalização da maconha e cotas de ensino.
O evento faz parte do projeto Meu Voto Vale Mais, realizado pela PUCPR para promover o debate político e estimular a participação do cidadão no processo eleitoral. O projeto realiza bate-papos, enquetes. Para saber mais sobre o projeto, acesse pucpr.br/nasurnas.
Houve também uma abertura para a plateia questionar os líderes partidários, permitindo mais interação entre público e palestrantes. O bate-papo durou cerca de duas horas.
Conheça a campanha “Meu Voto Vale Mais”
A campanha “Meu Voto Vale Mais” foi criada pela PUCPR para promover o debate público e incentivar a participação dos cidadãos no processo eleitoral. A iniciativa tem realizado diversas pesquisas para apurar a opinião dos alunos e da comunidade local. Também fazem parte da campanha ações como debates, vídeos opinativos e de esclarecimento (gravados por especialistas da Universidade).
A primeira enquete teve participação de 940 pessoas, que responderam à pergunta: “Você acredita que duas mulheres disputem a vaga de presidente no segundo turno?”. As enquetes mudam toda semana, e os interessados podem participar por meio da página do projeto Meu Voto Vale Mais, ou, às terças-feiras, das 11h às 14h e das 18h às 20h, através dos totens interativos espalhados pelo campus.
A PUC-PR também disponibiliza um Guia de Eleições, que traz sugestões de professores com conhecimento em áreas que certamente farão parte do programa político dos candidatos durante o Processo Eleitoral 2014. Como a mobilidade urbana, a questão do saneamento básico, abastecimento de água, de energia elétrica, investimentos em educação e políticas públicas. O documento também traz a análise de profissionais sobre o andamento da campanha eleitoral e sobre as estratégias utilizadas pelos candidatos.
[caption id=”attachment_12027″ align=”aligncenter” width=”212″] Arte: Sérgio Júnior, Kássio Pereira e Lucas Nogas[/caption]