PUCPR abre inscrições para o PIBEP8

O objetivo do programa é desenvolver o espírito empreendedor e a capacidade de liderança dos participantes
Por Felipe Martins e Letícia Fortes | Foto: PUCPR – Divulgação
O Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP), da PUCPR, está com as inscrições abertas para a oitava edição. O PIBEP atua na divulgação de ideias inovadoras que incentivam o empreendedorismo dos estudantes da universidade. A edição deste ano terá como foco soluções para o mundo pós pandemia da COVID-19. O programa será virtual, com a participação de estudantes de graduação e pós graduação dos quatro câmpus da PUCPR (Curitiba, Londrina, Toledo e Maringá) dos quatro campi da PUCPR (Curitiba, Londrina, Toledo e Maringá).
O PIBEP8 é organizado pela Hotmilk (Ecossistema de Inovação da PUCPR), pela Coordenação de Iniciação Científica e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. As inscrições foram abertas na segunda semana de maio (11) e serão encerradas na próxima segunda-feira (25). As atividades do serão iniciadas no dia 26 na modalidade à distância, em respeito às medidas de distanciamento social relacionadas à COVID-19. Poderão ser síncronas (ao vivo, com a participação dos estudantes) ou gravadas (sem a interação ao vivo).
Acompanhando o desenvolvimento do projeto desde sua primeira edição, o coordenador do projeto, professor Paulo Porto, conta que o PIBEP se diferencia dos demais programas de empreendedorismo. “A maioria da universidades tem o que nós chamamos de aceleradora e incubadora, e nós também temos na PUCPR, mas para você entrar nesses setores você já tem que ter um projeto, uma equipe, uma estrutura, já tem que ter percorrido uma caminhada empreendedora. Já a ideia do PIBEP é ensinar justamente esses primeiros passos”, conta.
A metodologia inovadora adotada pelo programa tem gerado bons resultados. “Nós tivemos dois depósitos de patentes, vários projetos receberam convites para serem acelerados fora do estado, em São Paulo, e temos também algumas startups faturando, como a Clean House, por exemplo, que está faturando e atuando fora de Curitiba”, afirma o coordenador.
Nesta oitava edição, as oficinas e as mentorias serão orientadas por docentes das Escolas de Belas Artes, Ciências da Vida, Negócios e Politécnica. O coordenador do projeto vê a participação de docentes e estudantes das diversas áreas do conhecimento como algo essencial para o projeto, visto que todas as profissões exigem capacidades derivadas do empreendedorismo, sobretudo a capacidade de relacionamento. “Isso ocorre porque, para você empreender, vai ter que formar equipes, negociar, se comunicar, ser resiliente diante das dificuldades e ter comprometimento com o seu projeto. Então, a mesma pessoa que não queira ser empreendedora, não desenvolverá as soft skills tão bem quanto quem quer”, afirma Paulo.
O coordenador aponta também que o ínicio do PIBEP consiste no uso de plataformas online para que os alunos formem equipes e adquiram noção dos problemas a serem resolvidos. “Neste ano, o programa se propõe a resolução de situações desafiadoras frente ao cenário da COVID-19. Depois disso, os alunos passam pela etapa de formação, ou seja, formam equipes e escolhem o desafio que será resolvido, solução que irá passar por uma banca para avaliar se o projeto é possível, vendo se ele é correspondente ao tema e se a sua realização é viável financeiramente, tecnicamente, juridicamente e eticamente”, afirma Paulo.
Como se inscrever
As inscrições para a oitava edição do PIBEP estão inscrições abertas até a próxima segunda-feira (25). Para participar, acesse o portal da Hotmilk aqui.
O coordenador do projeto, Paulo Porto, afirma que “a ideia do projeto é a de que o estudante, mesmo sem ideia, mesmo sem uma equipe formada, venha participar. Ele terá networking, informação e condições suficientes para dar os primeiros passos nessa carreira empreendedora. O PIBEP é uma porta de entrada para aquele estudante que quer começar a empreender, a inovar”.