PUC-PR recebe abertura do ENEJor 2025 com oficinas sobre diversidade, telejornalismo e IA

por Davi Guiarzi Luiz Moreira
PUC-PR recebe abertura do ENEJor 2025 com oficinas sobre diversidade, telejornalismo e IA

O Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) 2025 começou na última segunda-feira (28)

Por Davi Guiarzi | Foto: Emilly Kauana Alves

As oficinas “Inteligência Artificial no Ensino do Jornalismo: ferramentas e treinamento de modelos”, “Texto telejornalístico” e “Como a extensão universitária pode dialogar com a comunidade Trans” produziram discussões entre os convidados, especialistas e estudantes no Laboratório de Comunicação da PUC-PR. Visando o aprofundamento do ensino acadêmico, os três debates abriram a programação do evento – que aborda as possibilidades e desafios do ecossistema midiático.

Para o coordenador das oficinas do ENEJor 2025, Carlos Debiasi, os temas escolhidos são frequentemente abordados no cotidiano do ensino acadêmico. “Naturalmente, [as temáticas], acabam trazendo discussões que estão em alta hoje em dia.”

Com uma diversidade de oficinas, Carlos ainda explica que o evento, mesmo objetificando o ensino dos professores, também foi feito para os universitários. “É uma grande oportunidade para os estudante aprenderem e caminharem por várias áreas. Não só estudantes da PUC, mas alunos de outras universidades também.”

Inteligência Artificial no Ensino do Jornalismo: ferramentas e treinamento de modelos

Ministrada pelos professores Lenise Klenk e Lucas Emanuel, a oficina discutiu a inserção da inteligência artificial no ambiente acadêmico. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar o funcionamento de uma IA, aprender seu manuseio de forma equilibrada e fazer exercícios visando a ambientação na prática de comandos.

Os riscos que a inteligência artificial traz para aprendizado também foram abordados. De acordo com o professor Lucas, o maior problema que os alunos enfrentam é a perda do pensamento cognitivo. “Pode ser algo problemático deixar o estudante dependente do uso de IA. A baixa cognição talvez seja o maior impacto negativo, o pensamento crítico precisa continuar.”

O docente ainda enfatiza que a introdução da IA no ambiente acadêmico deve ser gradual, de forma que o aluno possa ter um calmo progresso com a tecnologia. “Para não ter tanto impacto inicial nos estudantes, eu comecei a usar esses assistentes somente em atividades formativas”. Dessa maneira, o professor tem maior controle no desenvolvimento do estudante – facilitando o entendimento de uso e o raciocínio de cada caso individual.

Texto telejornalístico

Na segunda oficina do dia, o repórter Marcelo Rocha buscou se aprofundar nas especificidades e no cotidiano no jornalismo televisivo. O profissional inspirou os estudantes a escrever um texto para telejornal, com uma atividade prática. Também compartilhou experiências e casos pessoais que passou durante sua carreira.

Marcelo dividiu suas perspectivas sobre o futuro da profissão, contribuindo com dicas para os novos jornalistas. Sobre os bons hábitos de um repórter, ele explica que, para ser um bom profissional, tem o constrangimento de estar errado. “Nós temos uma responsabilidade, um alcance muito grande. Quando escrevo uma coisa errada, posso estar incentivando outra pessoa a escrever errado também. 

Em relação ao fim do deadline (data limite para o recebimento e produção de notícias), Marcelo ainda explica que as novas tecnologias têm papel fundamental no fim da rotina no telejornalismo. “Hoje as coisas não esperam para acontecer, ficam instantâneas. As ferramentas mudaram tanto, que elas permitem que façamos modificações [inesperadas] no telejornal”.

Como a extensão universitária pode dialogar com a comunidade Trans

O professor da UFPR, José Carlos Fernandes, em conjunto com Ana Luiza Moretti, Gustavo Aleixo e Natali Schovarts, apresentaram detalhes do Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep). Eles discutiram o tratamento das pessoas trans no meio comunicacional, assim como defenderam a respeitabilidade, a integração e o bom tratamento da comunidade na sociedade.

Durante o encontro, entrou em foco o Cine Trans – projeto extensionista que integra o Ncep. Realizado semestralmente, o evento é pensado para valorizar as pessoas trans, mostrando as habilidades e características de cada indivíduo. Além do fator humanizador, projetos como esse se tornam necessários em razão dos inúmeros estereótipos. 

Pessoas trans, geralmente, são reduzidas à sua identidade de gênero quando colocadas no meio comunicacional – além de quase sempre estarem relacionadas a temas sobre violência. Os palestrantes também enfatizaram o papel que as pessoas fora da bolha têm. O acolhimento, o respeito e a paciência são práticas fundamentais para que esses grupos deixem de ser estigmatizados. 

Também houve um debate sobre a inserção do tema nas universidades (principalmente nas privadas). José usa a expressão “pessoas quebradas”, ao contextualizar a dificuldade de contato e entendimento que a sociedade tem com as pessoas trans. “Elas são pessoas de ferro. Pessoas quebradas. Já passaram por coisas que nós não suportaríamos.”

Programação completa

O ENEJor 2025 segue com sua programação nos dias 29 e 30 de abril. Confira os ministrantes, os temas e os horários das próximas oficinas:

A linguagem da imagem

Data e Horário: 29/04 – 14h

Local: Sala Multiartes, Labcom

Vagas: 20

Ministrante: Alexander De Marco

 

Explorando e utilizando dados públicos na produção de notícias

Data e Horário: 29/04 – 14h

Local: Bureau de RP, Labcom

Vagas: 20

Ministrantes: Alexsandro Ribeiro e José Lázaro Júnior

 

Newsletters: a volta das que não foram

Data e Horário: 29/04 – 14h

Local: Sala Fatos, Labcom

Vagas: 20

Ministrante: Giorgio Dal Molin

 

Investigação jornalística na prática

Data e Horário: 29/04 – 16h30

Local: Bureau de RP, Labcom

Vagas: 20

Ministrante: Mauri König

 

Professor & ChatGPT: criando agentes de IA para disciplinas de jornalismo

Data e Horário: 30/04 – 14h

Local: Híbrida (Online + Bureau de RP)

Vagas: 30

Ministrante: Marcelo Bueno

 

Visita guiada ao Centro de Realidade Estendida (CRE) e Laboratório de Comunicação e Artes

Data e Horário: 30/04 – 16h30

Local: PUCPR (CRE + Labcom)

Vagas: 20

Ministrante: Renan Colombo

 

Para conferir a programação completa do ENEJor 2025, clique aqui.

 

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