Prorrogado prazo de inscrição de propostas para segunda edição do desafio Coideias

por Laura Kaiser
Prorrogado prazo de inscrição de propostas para segunda edição do desafio Coideias

Circuito Municipal de Hortas Urbanas leva crianças para conhecer horta no Tatuquara. Curitiba, 26/04/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Promovido pela Cátedra Curitiba, o desafio convida estudantes da EBA a apresentar projetos para estruturar uma horta urbana comunitária próxima às Moradias Atenas, no CIC

Por Laura Kaiser | Foto: PMC Hully Paiva/SMCS

As inscrições de projetos na segunda edição do Coideias foram prorrogados para as 23h59, do dia 13 de junho de 2022. O desafio, lançado pela Cátedra Curitiba, envolve a criação de um Parque Horta próximo à comunidade dos conjuntos habitacionais Moradias Atenas, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. Serão aceitas propostas apresentadas por equipes de 2 a 5 estudantes matriculados em qualquer período de um ou mais cursos da Escola de Belas Artes da PUCPR. As  categorias de inscrição são as de projeto paisagístico/arquitetônico, projeto de comunicação e projeto de identidade visual da horta.

Esta é a segunda vez que o desafio é promovido pela Cátedra Curitiba, um projeto de cooperação entre a PUCPR e a Prefeitura de Curitiba, representadas pelo Laboratório de Cidades da EBA (LabCidades) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). No ano passado, os estudantes foram convidados a propor soluções inovadoras e criativas para Curitiba. Assim como na primeira edição, na deste ano as propostas serão selecionadas por um júri técnico, que vai escolher os três melhores projetos de cada categoria.

O Parque Horta nasceu de uma parceria entre o LabCidades e o Instituto Moradas do Tempo, ONG que ficará responsável pela gestão da futura horta e servirá como ponte entre a Cátedra e a comunidade. São os moradores dos conjuntos habitacionais Moradias Atenas que escolherão o projeto vencedor de cada categoria. Depois da escolha, os três grupos passarão por um processo orientação com professores do LabCidades para que os três projetos possam ser integrados e implementados.  

A iniciativa tem como principal objetivo incentivar o debate entre os alunos da Belas Artes da PUCPR sobre a presença da sustentabilidade no futuro das cidades. A comunidade universitária é estimulada a promover a solidariedade, o desenvolvimento sustentável e autônomo para o futuro, propondo a resolução de problemas de educação ambiental e práticas sustentáveis na comunidade. 

Numa live organizada pelo LabCidades para o lançamento do Coideias, um dos convidados, o diretor de Estratégias de Segurança Alimentar de Curitiba, Felipe Thiago de Jesus, apresentou o que considera ser os principais desafios de sustentabilidade que a sociedade precisa enfrentar. Eles são o desperdício de alimentos, a fome, a obesidade e o modelo de produção não sustentável. Jesus defende uma maior conscientização e visibilidade para a produção sustentável. 

Outra convidada a participar da live foi a professora de Arquitetura e Urbanismo e uma das coordenadoras do LabCidades Sylvia Leitão. Ela ressaltou a grande responsabilidade social do projeto assumido pela Cátedra Curitiba e do desafio proposto aos estudantes. “Todos nós temos que entender nosso papel na sociedade”, diz Sylvia. “Isso é revelado através de profissionais  acadêmicos engajados, que tenham esse olhar de futuro, de solidariedade e, como falamos na PUC, de multiversidade.” 

Os alunos interessados podem conferir o edital de inscrição aqui e o edital de prorrogação aqui. As inscrições devem ser feitas a partir do preenchimento de um formulário e encaminhadas para o e-mail do LabCidades da PUCPR ([email protected]), junto ao(s) documento(s) que contém a proposta. Confira também outros documentos importantes: ANEXO VI_FOLDER_Projeto Semear; ANEXO V_COIDEIAS PARQUE HORTA_TOPOGRÁFICO; e ANEXO V_COIDEIAS PARQUE HORTA_linhas de alta tensão.  Os documentos do Anexo V em .dwg podem ser solicitados pelo e-mail [email protected]. Para mais informações, assista à live de lançamento da segunda edição do Coideias.

Autor