Problemas de infraestrutura atrasam atividades no Clube da Gente CIC

por Hellena César
Problemas de infraestrutura atrasam atividades no Clube da Gente CIC

Apesar da iniciativa, obras inacabadas e arrombamentos prejudicam o andamento das aulas.

Por Hellena César, Laura Luzzi e Letícia Simão

Em fevereiro deste ano, o Clube da Gente da regional CIC, em Curitiba, sofreu um arrombamento após a saída da UPS que havia em frente ao local. Vândalos levaram computadores, danificaram banheiros, bebedouros e fechaduras. Além disso, a piscina está fechada para a troca dos azulejos, que estavam soltos por má instalação. O projeto é uma proposta da Prefeitura de Curitiba, a qual incentiva a atividades físicas para todas as idades. Entre os programas oferecidos estão natação, hidroginástica, ballet e zumba.

A troca dos azulejos demorou mais do que o esperado. As obras começaram há 4 meses e o prazo inicial era de 120 dias, mas ainda não tem previsão de término, fator que atrasou as atividades dependentes da piscina. Segundo Ana Paula, aluna de hidroginástica no Clube, a empresa que fez a primeira instalação não realizou o serviço corretamente, pois logo em seguida tiveram que fechar para as reformas. Ela especula que a probabilidade de as aulas não voltarem até o final do ano é grande, já que as obras andam lentamente. “Eles (os trabalhadores da obra) vêm uma semana e faltam outra, mas é melhor demorar e ficar bom do que fazer rápido e ficar ruim”. 

Elizabeth, de 47 anos, realiza várias atividades no local e tem um filho que faz triathlon. Ela conta que todos que participam gostam muito do Clube da Gente, e reitera que é uma ótima iniciativa e tem dado muito certo. Elizabeth ainda afirma que nos primeiros anos de inauguração a Prefeitura organizou as mais diferentes atividades como aula de pintura e costura. Contudo, a questão dos professores foi se complicando. Segundo ela, os profissionais que estão atuando são muito bons, porém se estivessem em maior quantidade, poderiam ofertar mais aulas e talvez os usuários pudessem se inscrever em mais de duas atividades, que é o limite por usuário atualmente. “A estrutura é boa e tem bastante procura. É só uma questão de olhar com mais carinho, de investir”, completa ela.

A unidade conta com uma equipe de triathlon para crianças que, com o fechamento da piscina, não estão conseguindo treinar no local. Porém, segundo a Comunicação Social da Prefeitura, por não haver competições nesse período, os atletas mirins não foram prejudicados. Os alunos estão treinando na unidade do Clube da Gente localizada em Santa Felicidade e um ônibus faz o transporte das crianças entre os clubes. Estima-se que a nova data de término da reforma será no primeiro trimestre de 2020.

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ), os Clubes atendem um total de 6.150 pessoas em suas cinco unidades espalhadas por Curitiba (Bairro Novo, Boa Vista, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara). A unidade do CIC é a líder em número de frequentadores, com 25% de todos que frequentam na cidade de Curitiba. 

 

Confira aqui as outras unidades do Clube da Gente em Curitiba:

Autor