Prejuízo causado por vandalismo no transporte público de Curitiba ultrapassa R$ 2,1 milhões em 12 meses

por Luiza Braz
Prejuízo causado por vandalismo no transporte público de Curitiba ultrapassa R$ 2,1 milhões em 12 meses

O valor gasto com reparos já é 30% maior na comparação com despesas do ano anterior

Por Luiza Braz | Foto: Divulgação/SMCS

O município de Curitiba, pelo segundo ano seguido, apresentou prejuízos significativos decorrentes de atos de vandalismo praticados em terminais, estações-tubo e pontos de ônibus. O levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e Clear Channel indica um prejuízo de R$ 2,1 milhões no período de abril de 2021 até abril de 2022. Os bairros Água Verde, Bigorrilho, Centro, Mercês, Rebouças e Uberaba somam R$ 947 mil em danos, o que representa aproximadamente 45% do total.

De acordo com os dados divulgados pelo Município, as perdas com esse tipo de ocorrência são 30% maiores que as verificadas no transporte público da capital no levantamento anterior (abril de 2020 até abril de 2021). A Guarda Municipal é a responsável pela proteção da população, dos bens, serviços e instalações do Município. Informações fornecidas pela corporação dão conta de que a maior parte dos atos de vandalismo registrados no período a que se refere o levantamento está relacionada com brigas de torcidas organizadas em dias de jogos de futebol.

O monitoramento dos atos de vandalismo no transporte público de Curitiba indica que o problema não tem sido controlado.  Se considerados os quatro primeiros meses de 2022, os prejuízos causados por esse tipo de infração já são 12% superiores aos do mesmo período de 2021.

É de competência da Guarda Municipal realizar o patrulhamento ostensivo do transporte público por meio da atuação de equipes motorizadas e a partir de módulos móveis nos diversos bairros. O objetivo é prevenir e reprimir a incidência desses atos, auxiliando diretamente na Segurança Pública, em complemento à atuação da Polícia Militar.

As denúncias de vandalismo são realizadas em sua maioria por cobradores, passageiros e vigilantes dos terminais. Mas qualquer cidadão pode denunciar casos de depredação do patrimônio público pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou 156, número da Central de Atendimento da Prefeitura.

Autor