Prefeitura divulga balanço de iluminação em espaços públicos

por Nathalia Miguel Brum
Prefeitura divulga balanço de iluminação em espaços públicos

Melhorias no sistema de iluminação de Curitiba já podem ser observadas no primeiro trimestre de 2019 

Por Nathalia Brum

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba realizou, no primeiro trimestre de 2019, a revitalização dos sistemas de iluminação de 21 logradouros e de ruas, como a Estrada da Ribeira e a Linha Verde.

O investimento tem objetivo de melhorar a segurança e bem-estar dos pedestres e motoristas que frequentam as regiões da cidade, já que há uma relação entre iluminação e aumento no índice de criminalidade, conforme estudo realizado por Jorge Lordello, especialista em segurança pública e privada.

Espaços como jardinetes, bosques, praças e parques são fundamentais para o lazer da população tanto no período diurno quanto noturno. A iluminação entra nessa questão como forma de proporcionar o melhor uso desses espaços nos diferentes horários do dia.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o trabalho incluiu 43 pontos da cidade, além dos espaços de convivência públicos e vias por onde passam pessoas e veículos. Também será iniciada a substituição de 240 luminárias na Avenida Sete de Setembro.

Nos primeiros meses de 2019, também receberam melhorias de iluminação as praças Humberto Bertoldi (CIC), Napoleão Cortes Filho (Sítio Cercado), Hilda Amaral Visinoni (Alto Boqueirão), Antonio Gunha (Vila Izabel), Jornalista José Ericksen Pereira (Pilarzinho), Coronel Adélio Conti (Bacacheri), Coronel Luiz Gonzaga da Rocha (Tarumã) e Vêneto (Botiatuvinha).  

Bosques

No Campo Comprido, o Bosque Túlio Vargasi ganhou novas luminárias na pista de caminhada. Os postes foram substituídos e hoje têm refletores mais potentes, de 400 watts. O estacionamento do bosque também ficou mais iluminado.

Obras de melhoria do sistema de iluminação também alcançaram os bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) do Tatuquara, Diadema (CIC) e dos 300 anos (Sítio Cercado).

Parques

Os parques Barigui e Tanguá ganharam mais luz. Na Alameda Burle Marx, que liga a Avenida Cândido Hartmann e a Rodovia do Café cortando o Parque Barigui teve substituição de 22 postes e neles instaladas 22 novas luminárias de LED com maior durabilidade. Todo o conjunto de dutos, cabos e caixas de passagem de energia elétrica também foi renovado.

Em 2019, também foram feitas melhorias nos parques Caiuá, Náutico, Nascente do Rio Belém e Barreirinha.

Jardinetes

O Jardinete Syro Simão,no Abranches, recebeu entre os dias 20 e 22 de março novos postes e refletores mais potentes, de 250 watts. No Santa Cândida, o Jardinete Hedwirges Nadolny também recebeu, no dia 20 de fevereiro, um novo poste com refletores de 250 watts.

Autor