Praça do Jardim Paranaense se encontra em situação precária

Abandonada praça que conta história da região
ALTO BOQUEIRÃO – A região do Jardim Paranaense, localizada no bairro do Alto Boqueirão, hoje está longe de viver um de seus melhores momentos. Os moradores alegam isso porque sua praça e sua área de esportes e lazer que, por anos foi movimentada, hoje está à própria sorte.
Descontente com o descaso está a dona-de-casa Nair Aparecida Urbano, moradora do bairro desde a década de 70. “Antes eu levava meus filhos lá, hoje ninguém levaria”, diz. “É triste ver um lugar que conta a história do nosso bairro hoje estar dessa maneira”, afirma.
Perto do Colégio Estadual Milton Carneiro, a praça hoje mal conta com bancos e durante a noite, é fácil encontrar menores ingerindo bebidas alcoólicas e usando drogas mais fortes. Apesar disso, são muitas as vezes em que viaturas da polícia se encontram estacionadas por lá.
A área onde a praça se encontra é conhecida pelos moradores do Jardim Paranaense por “Vila Militar”, já que entre seus moradores encontram-se militares e ex-militares que hoje viraram nome de rua, um exemplo disso é a rua “Capitão Roberto Lopes Quintas”, uma das mais famosas da região.
Conheça o bairro
O Jardim Paranaense é um dos bairros da subprefeitura do Boqueirão. Compõe-se pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim. É no bairro que está localizado o Jardim Zoológico de Curitiba.
Inaugurado em 1981, conta com uma área de 530 mil metros quadrados e com aproximadamente 1400 animais de diversas espécies, situado no Parque Nacional do Iguaçu, o maior parque urbano do país com 8 milhões de metros quadrados.