Praça do Japão recebe iluminação cênica em verde e amarelo

Cidades-sedes de todo o país participam de projeto em comemoração aos 100 dias restantes para a Copa
Por Guilherme S. Zuntini
PRAÇA DO JAPÃO – No dia 03 de março, dois importantes monumentos de Curitiba ganharam iluminação especial, em verde e amarelo, para marcar os 100 dias para o início da Copa do Mundo FIFA 2014.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Curitiba e não se trata de uma ideia exclusiva, pois, além de Curitiba, as outras cidades-sede de todo o país também iluminaram seus monumentos em alusão aos 100 dias para o início da Copa.
Na capital paranaense foram escolhidos a estufa do Jardim Botânico e o prédio que representa o Memorial da Imigração Japonesa na Praça do Japão para receber a iluminação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), que é a responsável pela implantação da iluminação cênica nos pontos turísticos, as luzes já haviam sido instaladas desde 2011. “Para que a ação pudesse ser concluída, foi realizado apenas a programação de cores das lâmpadas ”, diz Rodolfo Pelegrin, representante da Prefeitura.
Lucas Campos, 23 anos, morador do bairro Batel, diz que a decoração da praça deixou a desejar. “Eu venho sempre à praça e fiquei um pouco decepcionado. A decoração do Jardim Botânico está bem mais visível e aparenta ter sido melhor planejada”. Para ele, o que atrapalhou um pouco a ideia do projeto foi a separação de cores. “Também não gostei muito porque as cores não se misturam, uma hora o prédio está amarelo, outra hora está verde, diferente da estufa”.
Viviane Araújo, 19 anos, é paulista e estava na cidade à passeio. “Achei a decoração perfeita. É uma praça muito bonita, bem organizada e o prédio iluminado combinou com as cores”.
Os locais permanecerão iluminados até o dia 12 de junho.
Confira os monumentos que receberam iluminação em cada cidade:
Belo Horizonte – Cidade Administrativa, Mineirão, Casa do Baile, Museu Abílio Barreto
Brasília – Palácio do Buriti, Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente e Ponte JK
Cuiabá – Igreja Nossa Senhora do Rosário
Fortaleza – Arena Castelão, Palácio da Abolição, Centro de Eventos do Estado do Ceará, Catedral Metropolitana de Fortaleza, Estátua de Iracema, Praça Portugal, Palácio do Bispo e Moinho Fortaleza
Manaus – Paço da liberdade, Mercado Municipal e complexo turístico da Ponta negra
Natal – Pórtico dos Reis Magos
Porto Alegre – Centro Cultural Usina do Gasômetro
Rio de Janeiro – Estádio Maracanã
Salvador – Arena Fonte Nova e Elevador Lacerda
São Paulo – Teatro Municipal, Monumento à Bandeira, Prefeitura Municipal, Viaduto do Chá e Globos da Praça da Sé
[slideshow_deploy id=’6670’]