PODEMOS domina cadeiras paranaenses no Senado Federal

Partido ocupa integralmente as vagas para senador do estado pela segunda legislatura seguida
Por: Luiza Braz | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Com a reeleição de Alvaro Dias, o Paraná conta novamente com três representantes do mesmo partido político no Senado Federal. Nas votações de 2018, foram eleitos no estado para compor as vagas do senado na legislatura 2019-2023 junto com Alvaro Dias, os candidatos Oriovisto Guimarães e Flávio Arns.
O que Flávio Arns, Oriovisto Guimarães e Alvaro Dias têm em comum além da vaga no legislativo federal, é o fato de que esses três políticos e representantes do estado do Paraná são filiados ao mesmo partido, o PODEMOS.
A primeira vez que o estado do Paraná teve a predominância de um só partido no Senado Federal foi na metade da legislatura atual. O senador Flávio Arns deixou o REDE – Solidariedade e filiou-se ao PODEMOS no ano de 2020.
Após a confirmação da reeleição de Alvaro Dias, o estado terá pela primeira vez na história, durante uma legislatura inteira, representantes apenas de um partido político na casa legislativa.
Histórico no Senado de Alvaro Dias
Eleito pela primeira vez para o Senado Federal em 1983, o candidato Alvaro Dias participou de importantes votações na casa legislativa nos últimos tempos.
Dentre as participações, destacam-se a votação favorável ao Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em agosto de 2016, votação a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos em dezembro de 2016, o posicionamento contra a Reforma Trabalhista em julho de 2017 e o voto contrário à manutenção do mandato no senado de Aécio Neves em outubro de 2017.
Disputas eleitorais em 2022
A disputa nestas eleições de 2022, ao contrário dos anos anteriores, teve uma polarização atípica para os cargos do Senado Federal, pois teve o predomínio de candidaturas de centro-direita, direita e extrema direita.
Os principais nomes na corrida eleitoral foram Alvaro Dias pelo PODEMOS, representando uma política mais tradicional, Sérgio Moro, filiado ao União Brasil, que contou com votos dos apoiadores da Operação Lava-Jato e Paulo Martins, do Partido Liberal, que atraiu votos dos eleitores do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.
Com a vitória neste domingo (02) Alvaro Dias inicia seu quinto mandato no Senado Federal, tornando-se o político paranaense na história com o maior número de mandatos na casa legislativa. Essa foi a primeira candidatura em qualquer cargo político de Sérgio Moro. O candidato derrotado e deputado federal Paulo Martins não havia disputado até então uma vaga para senador.