Pesquisas previram vitória de Greca no primeiro turno em Curitiba

por Guilherme Seisuke da Silva Araki
Pesquisas previram vitória de Greca no primeiro turno em Curitiba

Última pesquisa Ibope apontou também Goura como segundo colocado 

Por Guilherme Araki | Foto:

Pesquisa Ibope divulgada no último sábado (14) mostrou Rafael Greca (DEM) com grande vantagem sobre os demais candidatos, de forma a se reeleger em primeiro turno. Greca aparecia com 56% dos votos válidos, seguido de Goura (PDT), com 11%; e de Delegado Francischini (PSL) com 8%. O resultado da apuração se aproximou da pesquisa, com Greca vencendo com quase 60% dos votos, seguido por Goura e Francischini, com 13,26% e 6,26% respectivamente

A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 14 de novembro, contratada pela RPC e com registro de número PR-05712/2020 no TSE. Foram ouvidos 805 eleitores e 7% não souberam responder ou preferiram não opinar. A margem de erro era de cinco pontos para mais ou para menos e a confiabilidade era de 95%.

Greca liderou pesquisas desde o início da campanha

Em pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope no dia 22 de outubro, Greca aparecia com 46% das intenções de votos, ou seja, houve crescimento de 10 pontos percentuais entre as duas pesquisas. A principal diferença porém, foi no segundo colocado, que poderia forçar um segundo turno contra o atual prefeito. Fernando Francischini aparecia com 8%, seguido de Goura, também com 8%. Na última pesquisa divulgada, Goura apresentou crescimento de 3 pontos percentuais e Francischini manteve a mesma porcentagem.

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 22 de outubro, ouvindo 805 eleitores e com margem de erro de três pontos percentuais para menos ou para mais. O nível de confiança utilizado foi de 95% e o registro da pesquisa na TSE foi de número PR-01525-2020.

Autor