Pesquisas previram vitória de Greca no primeiro turno em Curitiba

Última pesquisa Ibope apontou também Goura como segundo colocado
Por Guilherme Araki | Foto:
Pesquisa Ibope divulgada no último sábado (14) mostrou Rafael Greca (DEM) com grande vantagem sobre os demais candidatos, de forma a se reeleger em primeiro turno. Greca aparecia com 56% dos votos válidos, seguido de Goura (PDT), com 11%; e de Delegado Francischini (PSL) com 8%. O resultado da apuração se aproximou da pesquisa, com Greca vencendo com quase 60% dos votos, seguido por Goura e Francischini, com 13,26% e 6,26% respectivamente
A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 14 de novembro, contratada pela RPC e com registro de número PR-05712/2020 no TSE. Foram ouvidos 805 eleitores e 7% não souberam responder ou preferiram não opinar. A margem de erro era de cinco pontos para mais ou para menos e a confiabilidade era de 95%.
- Greca se reelege em Curitiba com quase 60% de votos
- Conheça os prefeitos eleitos nas principais cidades do Paraná
- PM registra quase 350 crimes eleitorais no Paraná
- Instabilidade no app e-Título prejudica eleitores no Paraná
- Veja como foi: principais momentos das eleições 2020 em Curitiba e Região
Greca liderou pesquisas desde o início da campanha
Em pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope no dia 22 de outubro, Greca aparecia com 46% das intenções de votos, ou seja, houve crescimento de 10 pontos percentuais entre as duas pesquisas. A principal diferença porém, foi no segundo colocado, que poderia forçar um segundo turno contra o atual prefeito. Fernando Francischini aparecia com 8%, seguido de Goura, também com 8%. Na última pesquisa divulgada, Goura apresentou crescimento de 3 pontos percentuais e Francischini manteve a mesma porcentagem.
A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 22 de outubro, ouvindo 805 eleitores e com margem de erro de três pontos percentuais para menos ou para mais. O nível de confiança utilizado foi de 95% e o registro da pesquisa na TSE foi de número PR-01525-2020.