Penúltima palestra foca no conteúdo de qualidade

Marcus Yabe acredita que tanto o conteúdo quanto a plataforma são essenciais na produção jornalística
Beatriz Peccin, Taís Arruda e Caio Liberal
Dando continuidade às palestras do 1º Beta Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o especialista em marketing digital e social commerce Marcus Yabe subiu ao palco do Teatro Universitário da PUC (TUCA) para falar sobre negócios digitais e produtos multiplataforma dos jornais Gazeta.
Em consonância com a temática inovadora do evento, o responsável pelo setor de produto da Gazeta do Povo explicou quais são as medidas tomadas para aprimorar a experiência do consumidor de informação da atualidade. Segundo ele, segmentar o público não é o ideal: quanto maior a abrangência do conteúdo, melhor.
No entanto, gerar conteúdo que agrade a uma grande massa e de alta qualidade não é tão simples quanto parece. Para tanto, o jornalismo tem empregado cada vez mais hábitos da publicidade, como a demografia.
Ainda assim, o especialista ressalta que o conteúdo não é tudo. É vital que o espectador se sinta confortável com a plataforma na qual o consome. No caso específico da Gazeta do Povo, são desenvolvidos apps específicos para certos conteúdos, como a revista multiplataforma Bom Gourmet.
O aspecto multiplataforma é, aliás, tendência, como já foi dito pelo palestrante Gustavo Mills. Yabe reforça este fato, afirmando que os consumidores de informação querem conteúdo em abundância, a qualquer hora e em qualquer lugar, e as velhas mídias não dão conta da tarefa.
No entanto, não cabe necessariamente ao jornalista a construção de tais plataformas. Muitas vezes são necessários profissionais de outras áreas (0 departamento de produto da Gazeta conta, por exemplo, com arquitetos da informação e designers). Neste novo ambiente de trabalho, o papel do profissional de informação é unicamente produzir o conteúdo.
SUCESSO
Inserido no novo departamento de produto da Gazeta do Povo, Yabe analisa todos os dados referentes aos consumidores e aos produtos do jornal, como as plataformas em que estes são apresentados e a publicidade neles presente.
O jovem especialista é um exemplo de sucesso. Com apenas 26 anos, está há pouco mais de três no Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e ocupa um cargo inédito na empresa, visto que poucos grupos jornalísticos contam com um departamento de produto atualmente.
Para Yabe, a primeira tela será a dos smartphones. Os tablets não serão a segunda tela. Ele crê na extinção da televisão e do jornal impresso visto que muitos consideram seus gadgets uma extensão do corpo.
Ele finaliza sua apresentação com a frase “no dia que você entender você estará atrasado”. Isto quer dizer que o modo de consumir informação muda tão rapidamente que quanto todos já entendem como ele funciona, outro modo já dominou o mercado.