Peça Guerra ou Sexo anima praça Osório em Curitiba

por Ex-alunos
Peça Guerra ou Sexo anima praça Osório em Curitiba

Grupo Apanela realizou a sua última apresentação e contou com clima descontraído e pensamentos sobre a atualidade

Por Lucca Smarrito Marreiros

Na última quarta-feira (03/04), na Praça General Osório, Centro, aconteceu mais uma atração válida pelo Festival de Teatro de Curitiba. A peça Guerra ou Sexo animou o público que passava pelo local. Com uma mistura de caráter humorístico e protestante, o espetáculo chamou a atenção do público, que de graça pode acompanhar a atração. A peça é uma releitura da obra A Greve dos Sexos, de Aristóteles.

Relacionando contextos acerca da situação em que viviam as mulheres na Grécia antiga, onde eram subjugadas pelos homens, não possuindo direito a participações decisivas social e politicamente, o contexto foi readequado para a situação atual feminina na sociedade, já que as mulheres ainda sofrem com questões polêmicas, como o machismo e assédio sexual, além da violência. Os artistas também chamaram a atenção para situações e constrangimentos vividos diariamente por grupos considerados “minorias” como os LGBTS, revelando dados preocupantes sobre a situação do grupo.

Juliana Marques, atriz e uma das componentes do grupo, acredita que a apresentação pode aumentar a coragem e consciência das mulheres a enfrentar os abusos cometidos por muitos homens. “Falamos sério e firme quando dizemos que o homem não pode bater em mulher. As mulheres não devem se calar perante aos seus maridos, devem tomar uma postura. É uma peça a favor da diversidade”.

Gabriel,  18 anos, um dos espectadores da atração, ficou satisfeito com a apresentação, pois a peça relacionou conceitos do passado com o presente. “A relação entre a situação das mulheres na Grécia Antiga, com a sociedade atual, foi boa, porque naquela época muitas delas não podiam trabalhar e hoje em alguns casos isso ainda permanece. Caso sofram agressão, devem denunciar”.

Foi a última das três apresentações realizadas pelo grupo, mas o Festival de Teatro de Curitiba se encerra no próximo domingo(07/04).

[slideshow_deploy id=’31838’]

Foto: Lucca Smarrito

 

Autor