Peça francesa tem estréia nacional no Festival de Curitiba

Apresentação trouxe olhar de criança sobre realidade social
Por Andressa Carvalho e Andrey Ribeiro
O espetáculo francês “Tristeza e alegria na vida das girafas” teve sua estreia no Brasil nesta sexta-feira (30), quarto dia do Festival de Teatro de Curitiba.
Produzido pelo português Tiago Rodrigues, o texto foi traduzido para francês e encenado pelo diretor Thomas Quillardt. A peça, apresentada em francês e legendada em português, conta a história de uma menina com 9 anos, que busca por atribuições voltadas para o campo social, econômico e político. De forma descontraída, a apresentação salienta o medo do que as crianças pensam e a revolta do que os adultos fazem.
Guilherme Weber, curador do Festival, diz ter gostado muito da peça que carrega princípios do teatro autobiográfico: “eu acho interessante como estilo de composição dramatúrgica a questão do teatro autobiográfico, você pode compor obras a partir das suas experiências e da sua memória”.
A espectadora Aline relatou que a peça internacional se encaixa muito no contexto nacional, mas vista de uma forma diferente, em um ambiente familiar: “Achei interessante essa visão num ambiente familiar, pois relata muito o que estamos passando atualmente e que não podemos paralisar diante de todas essas questões, temos que partir em busca de descobertas para esse mundo que julgamos correto”.
Após o término do espetáculo, o debate entre os produtores abriu espaço para atriz protagonista, Maloue Fourdrinier, falar que através da ficção, a atração mostra a realidade que o mundo carece e a questão do corpo com o espaço público: “a peça é conduzida pelo olhar de uma criança, que não está condicionada ao sistema, mas que tira satisfações a respeito dos seus direitos”, explica.
A próxima apresentação ocorrerá hoje (31/03) às 21:00 no Teatro Guairinha- Auditório Salvador de Ferrante (15 de novembro, 971 Centro)
Confira como foi a apresentação:
[slideshow_deploy id=’25058’]
Foto: Andressa Carvalho e Andrey Ribeiro