Peça de origem holandesa combate preconceito e alienação

por Equipe Festival de Teatro
Peça de origem holandesa combate preconceito e alienação

Entre música e participação do público, o espetáculo aborda questões atuais políticas e sociais do Brasil

Por Thais Porsch e Lorena Frade

A  peça “Vamos Fazer Nós Mesmos (Lets Do It Ourselves)”, do coletivo holandês Wunderbaum marcou presença na noite desta segunda-feira (02) na 27ª edição do Festival de Curitiba. A apresentação é uma das mais inclusivas do festival, pois, além dos artistas holandeses, houve a participação de 15 curitibanos, selecionados previamente, que haviam realizarado algum tipo de  trabalho voluntário.

O espetáculo aborda temas como bem-estar social, democracia, diversidade e participação social. A apresentação também instiga os espectadores a pensar questões como: “o que esperamos de um governo?” e  “nos sentiríamos abandonados ou finalmente libertados sem ele?”.

A peça inicia-se com um monólogo produzido pela primeira repórter brasileira com Síndrome de Down, Fernanda Honorato. Fernanda já havia participado da encenação no Rio de Janeiro e afirma que a participação em Curitiba “foi sensacional,quando a gente chega pela primeira vez no teatro sempre dá aquele friozinho na barriga. Mas eu superei tudo isso e agora estou aqui”.

Igor Campanhato, um dos 15 selecionados para a peça, afirma que foi convidado a participar depois de uma oficina em 2016 para trazer e espetáculo holandês para o Brasil. Campanhato fala sobre a sua experiência no Festival de Curitiba e da importância de abordar questões políticas e sociais no entretenimento. “A gente achou lindo poder fazer aqui em Curitiba. O festival está levando questões muito importantes para o nosso momento do Brasil”.

Além dos participantes locais, a encenação contou com muita música, dança e interação com a platéia do início ao fim. Mais duas sessões serão realizadas hoje (03) no teatro do Sesc da Esquina às 17:30 e às 21h.

[slideshow_deploy id=’25143′]

Autor