Páscoa em Curitiba movimentou 13,9% do mercado empreendedor

por Mariana Aquino
Páscoa em Curitiba movimentou 13,9% do mercado empreendedor

 

Empreendedores de confeitarias próprias tiveram cenário de 2023 positivo para a comercialização de produtos, segundo CNC

Por Mariana Aquino | Foto: Divulgação/Marina Moreno Bolos e Doces

Em Curitiba, a demanda pelos ovos de Páscoa trouxe um cenário positivo para o mercado regional. Segundo a pesquisa do setor alimentício da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a expectativa das vendas era de 20% a mais em relação ao ano passado. O comércio do Paraná em 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esperava sofrer uma variação positiva de 13,9%, faturando R$ 170 milhões com as vendas.

O professor e coordenador de economia da PUCPR Jackson Bittencourt relata que o momento do mercado nacional é benéfico. “Apesar do aumento nos custos de produção, como a inflação, taxa de câmbio (dólar) e o preço do cacau, as expectativas para o comércio são muito favoráveis. No geral, as expectativas do comércio é aumentar as vendas neste ano”.

Ele também explica que é uma boa oportunidade para a produção de ovos artesanais, pois o pequeno negócio se beneficia da alta demanda de fabricação. “A pandemia nos anos de 2020 e 2021 afetou muito, e a recuperação iniciou no ano passado. No Brasil, a demanda da Páscoa já abriu 8 mil vagas de empregos temporários, somente na indústria de chocolate, segundo a empresa KPMG em Curitiba. O pequeno comércio e os informais se beneficiam, pois há um efeito multiplicador no comércio”, relata o professor.

No cenário local, dentro dos empreendimentos, a confeiteira e empresária Marina Moreno relatou a sua expectativa para a comercialização dos seus ovos artesanais para este ano. “O poder de compra deu uma melhorada, mas não tanto, porém estou confiante para o retorno das vendas. Utilizei uma estratégia este ano que é aumentar os pedidos e reduzir um pouco o preço dos ovos. A Páscoa é um bom mês para conseguir fazer um dinheiro extra”.

Ela também relata que ter bom relacionamento com os fornecedores regionais de insumos, como leite e cacau, auxilia para a maior facilidade na produção de ovos, pois consegue a matéria-prima com maior desconto.

Um atrativo para a Páscoa deste ano serão os ovos personalizados pelos empreendedores de confeitarias locais. No dia 9 de abril ocorrerá o feriado nacional. Os empreendedores estão contando com a criatividade e inovação para atrair maiores públicos na demanda da produção de doces.

Novidade no mercado

Para tentar se destacar no mercado durante a alta demanda, a doceria Zücka Cookies e Doces investiu nesta oportunidade de ovos de Páscoa personalizados e produziu um sabor inusitado de recheio, o sabor de pudim. Após o sucesso viralizar nas redes sociais, o casal de empreendedores decidiu apostar nesta ideia e implementou a criação em sua confeitaria.

Ovo de Páscoa sabor pudim feito pela confeitaria Zücka Cookies e Doces

“Estamos acompanhando o cenário da produção de ovos de Páscoa desde 2020, e percebemos que essa mudança de criatividade no mercado está atraindo o cliente. Até agora já superamos os pedidos de encomenda em relação aos anos anteriores, estamos otimistas para as vendas neste ano. Transformamos o nosso doce de delícia de pudim em ovo para atrair mais vendas”, conta Katy Ávila, sócia proprietária da marca.

A Zücka é um empreendimento no ramo da confeitaria que produz doces com inspirações americanas e afetividade brasileira. A criação da marca foi idealizada pelo casal Katy Ávila e Hugo Campos, eles apostam na criatividade para fazer o negócio ter grande destaque na região.

“A nossa marca está no mercado desde 2019, o público de Curitiba é extremamente exigente e com isso conseguimos utilizar de inovações para fixar a nossa marca na cidade. A Páscoa é uma data que faz diferença ao longo do ano, uma vez que ao entregar um ovo de ótima qualidade o cliente passa a consumir outros produtos nossos, movimentando durante o ano todo o nosso comércio”, explica a proprietária.

Vídeo

Confira abaixo um depoimento da Katy Ávila, sócia proprietária da marca Zücka Cookies e Doces, sobre suas estratégias de venda para a Páscoa:

Confira também um vídeo de como é feito o ovo de Páscoa de pudim:

Autor