Paraná já tem 22 casos de morte por gripe

Vacinação. Foto: Venilton Küchler
Campanha de Vacinação não atinge metade do público alvo em Curitiba
Por Lorena Rohrich
Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) revelou que o número de mortes por gripe no Paraná chega a 22. Segundo o boletim epidemiológico, houve mais nove óbitos desde a última semana. São 74 os casos confirmados de contaminação do vírus Influenza A e B e 347 ainda estão sendo investigados no estado.
Curitiba é o município com maior número de ocorrências: três casos de morte e 21 de contração da doença. Depois da capital,estão Cascavel e Foz de Iguaçu, com 10 e oito casos de gripe e dois óbitos ambos. Os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram mapeados pelo SIVEP, Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica, e publicadas pela Secretaria Estadual da Saúde.
O crescimento do número de mortos pelo vírus Influenza é resultado da baixa vacinação popular. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 53% do público alvo ainda não se vacinou durante a campanha lançada em Curitiba.
Entre os grupos prioritários (idosos, doentes crônicos, crianças, professores, puérperas e profissionais da saúde), o das crianças foi o menos imunizado, com 40% do público vacinado. Já as mães que pariram há 45 dias, alcançaram o maior volume de imunização, 96%.
A Campanha Nacional de Vacinação da Gripe foi lançada no dia 10 de abril e irá até o dia 31 desse mês. A vacina é oferecida gratuitamente em 110 unidades de saúde da Capital e é destinada apenas ao público alvo. O Ministério da Saúde pretende vacinar 90% das 535 mil pessoas que integram esse grupo. Para atingir a meta, os postos de saúde estão estendendo os horários de atendimento na semana. Neste sábado (18), quatro unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h, para vacinação: A Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado, Unidade de Saúde Umbará I, Unidade de Saúde Xapinhal e a Unidade de Saúde Palmeiras.