Paraná começa primeira fase da campanha contra gripe

por Stephanie Friesen
Paraná começa primeira fase da campanha contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (4) e, neste ano, a população infantil apta a receber a dose foi ampliada para incluir crianças a partir dos seis meses até cinco anos incompletos. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Público-alvo abrange crianças, povos indígenas, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz

Por Stephanie Friesen

Começa, nesta quarta-feira (10), a primeira fase da 21a Campanha Nacional da Vacina contra a Influenza, estendendo-se até próxima sexta-feira (19). O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, povos indígenas, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz.

A segunda fase da campanha se inicia no dia 22 e terá como público-alvo idosos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirma, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, que o Paraná está mobilizado contra a gripe em uma parceria entre os municípios e as regionais de Saúde. Ele incentiva a população a procurar a unidade de imunização mais próxima e garante a eficácia da vacina. Além de reduzir a mortalidade, a vacina contra a gripe previne complicações e internações hospitalares decorrentes das infecções provocadas pelo vírus.

O objetivo da Secretaria da Saúde é chegar até o fim da Campanha Nacional, em 31 de maio, com 90% do público-alvo vacinado.

Foto: Valdecir Galor/SMCS

INFLUENZA
A influenza é o nome científico da gripe, uma infecção viral aguda do sistema respiratório. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Além de altamente transmissível, se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e até levar a óbito.

A transmissão é feita por intermédio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada, seja ao falar, tossir ou contato pelas mãos.

Esse ano foram atestados 11 casos de Influenza no Paraná, com cinco mortes confirmadas.

PROTEÇÃO
A vacina aplicada nas unidades de saúde é trivalente, ou seja, protege contra dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

As medidas preventivas contra a gripe são lavar e higienizar as mãos frequentemente, se alimentar de forma saudável, ingerir bastante líquidos, evitar o contato com pessoas gripadas, manter a casa ou local de trabalho arejados e não compartilhar utensílios de uso pessoal, como talher e copo. Ao tossir ou espirrar, é recomendado tampar o nariz e a boca para evitar o espalhamento de gotículas de saliva.

Autor