Palco do TUCA se abre para debates políticos promovidos pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto (CASP)

Com dois dias de debate, um para governo estadual e outro para o Senado Federal, os alunos puderam ter contato com as propostas de cada candidato
Por Maria Luísa Cordeiro | Foto: Igor Barrankievicz
Às vésperas das eleições, o palco do TUCA, Teatro da PUCPR, abriu espaço para a discussão sobre os rumos políticos do país e do estado do Paraná. Dois debates foram promovidos pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto, do curso de Direito da PUCPR. Com parceria dos cursos Multicom e cobertura dos estudantes de Jornalismo, o evento contou com a presença de candidatos ao governo estadual e ao Senado Federal para discutir propostas e desafios para a sociedade.
Os estudantes de Relações Públicas Larissa Rodrigues dos Santos e Guilherme Frenzel votarão pela primeira vez nestas eleições e gostaram da proposta do debate. “Tem alguns candidatos que a gente não conhece, não têm tanta visibilidade por causa dos meios de comunicação tradicionais e aqui estão podendo apresentar melhor suas propostas e os problemas que a gente tem na sociedade”, afirma Guilherme.
Para Cássio Luiz Ricci II, presidente do Centro Acadêmico e um dos idealizadores do evento, a experiência foi desafiadora, mas muito interessante. “Quando se trata de candidatos em momento de eleição, é um clima muito tenso, de inimizades. Trazê-los aqui, para um debate com os estudantes, democrático, para falar a temáticas como educação, foi um desafio, mas temos uma equipe maravilhosa, com mais de 30 pessoas, então foi bem tranquilo.”
O projeto original era receber os candidatos para uma sabatina, porém a organização decidiu mudar o evento para debates. “Queríamos passar a sensação de que existem mais de dois candidatos, existem mais de três candidatos. Não foram apenas os primeiros nas pesquisas que podem vencer uma eleição. Até o dia da eleição tudo pode mudar”, afirma Cássio.
Para Marina Malanski, vice-presidente do Centro Acadêmico, o resultado final do evento foi muito positivo, uma vez que oportunizou aos universitários viverem um ambiente político, com acesso às propostas e em um espaço de discussão de ideias. Para saber sobre os destaques dos debates, clique nas reportagens sobre os candidatos ao governo e candidatos ao Senado.