Organização social de Curitiba destaca luta contra o racismo

por Lucca Marreiros
Organização social de Curitiba destaca luta contra o racismo

Instituto Todas Marias apoia o Dia da Consciência Negra e reforça debate sobre os direitos da população negra

Por Daniela Cintra, Diogo Santos, Isabella Serena e Lucca Marreiros

De acordo com dados do Atlas da Violência, entre 2008 e 2018, o número de negros assassinados no Brasil registrou um preocupante crescimento de 11,5%. Deste valor, é possível constatar que a maioria das vítimas são mulheres, que representaram um aumento de 12,4%. Visto que esses dados extremamente preocupantes, o Instituto Todas Marias apoia o debate e a busca incessante para os direitos deste numeroso grupo social seja respeitado em nosso país, algo que ainda se mantém instável, devido principalmente à ignorância e ao preconceito.

 

 Além disso, sabe-se que a taxa de homicídios de negros no Brasil saltou de 34 para 37,8 por 100 mil habitantes entre 2008 e 2018, o que representa aumento de 11,5% no período, de acordo com o Atlas da Violência 2020.Portanto, destacar a importância dessa luta se torna vital ao Instituto. Contudo, mesmo com a pandemia e o distanciamento social e a consequente impossibilidade da realização de palestras, a OSCIP manteve o seu compromisso social em não se calar frente à essa luta tão fundamental para o avanço da sociedade.  

 

Sobre o Instituto Todas Marias

 

Fundado em 2015 por Goretti Bussolo, a OSCIP realiza um trabalho que visa auxiliar e acolher pessoas que tenham sido vítimas de violência. O trabalho é reconhecido inclusive fora do estado e até em alguns países. Mesmo que atenda majoritariamente mulheres, o Instituto também realiza trabalhos com homens, crianças e integrantes de grupos LGBTQIA+, oferecendo um serviço que seja em prol de toda a sociedade.Desde sua criação, o Instituto mantém trabalhos sociais e de caráter transformador, desenvolvendo projetos internos que visam a reinserção social, bem como o autoconhecimento, manifestação de liberdades e transformação de vida. Tais práticas são consagradas e reafirmam o sucesso da instituição perante à sociedade.

 

Autor