Musical de comédia “As Comadres” tem estreia nacional no primeiro dia de festival

O Espetáculo protagoniza a relação cotidiana das mulheres com o trabalho e a família
Por Andrey Ribeiro
A peça “As comadres”, musical de comédia que conta com direções internacionais, foi realizada nesta quarta-feira (27) no teatro Guairinha. O texto original foi escrito há 50 anos pelo autor canadense Michel Tremblay. Em 2010, o texto foi readaptado e percorreu o mundo com grande sucesso. Atualmente, o mesmo tem a direção de Ariane Mnouchkine, diretora geral do Théâtre du Soleil, e aborda, em um musical, a união dos perrengues da vida com momentos alegres do cotidiano.
O espetáculo conta a história de 11 mulheres que são convidas por Germana para ajudar na colagem de selos e, dessa forma, consegue uma fortuna com a atividade. As 20 atrizes brasileiras que que atuam no musical reafirmam a postura da mulher na sociedade, mostrando mulheres que trabalham, cuidam dos filhos e maridos, traem e são traídas, e também fazem orações.
O diretor teatral Fabio Medeiros, que participa do Festival todos os anos, afirma que o espetáculo estreou com vivacidade e teor crítico. “É um espetáculo incrível, que traz o musical, uma comédia crítica, isso é muito necessário hoje”. Medeiros comenta que as seleções das peças do Festival são de alto nível.” O público de Curitiba tem sido abraçado por um repertório de espetáculos incríveis, o Festival está seguindo a função dos antigos festivais, de fomentar o teatro em sua questão mais elementar, que é a linguagem do teatro dentro dela mesma”.
A engenheira mecânica Thais Dotto, que acompanha as estreias dos festivais há três anos consecutivos, diz que “As comadres” é a melhor peça de estreia que já assistiu e que a abordagem da mulher nas cenas é de grande importância para o cenário atual. “Com certeza essa foi a melhor peça que já assisti, principalmente por protagonizar a figura de várias mulheres com várias diversidades, isso é de extrema importância para o momento que estamos vivendo”.
A criatividade presente no palco é fruto de um ensaio de um ano, o qual foi trabalhado por três etapas ao longo de revezamentos entre as atrizes. Esse processo criou a identidade do espetáculo, que faz homenagens a Marielle Franco e Dandara.
Serviço
O musical tem sua última apresentação hoje no Teatro Guairinha às 21h, os ingressos estão disponíveis no site do Disk Ingressos www.diskingressos.com.br e custam R$70,00 a inteira e R$35,00 a meia.