Mulheres em meio à rotina encontram tempo para conquistar seu espaço no automobilismo

por André Festa de Quadros
Mulheres em meio à rotina encontram tempo para conquistar seu espaço no automobilismo

Alessandra Menini participa da corrida através do simulador disponibilizado pela FastLap

Por André Festa, Gustavo Barossi e Rebecca Trevisani

Ocorreu no mês de março a primeira corrida feminina de kart virtual em Curitiba. Logo após o dia internacional da mulher (8), diversas pilotos de kart migraram para um desafio através de simuladores. O anfitrião da corrida foi o F1BC, apoiando mulheres em um cenário de predominância masculina, no qual precisam enfrentar o desafio de conseguir conciliar as corridas com a vida pessoal.

O evento  foi criado pelo Fórmula 1 Brasil Clube, o maior clube nacional de automobilismo virtual. “O esporte virtual, jogos de simulação, é a vertente que mais cresce no automobilismo”, relata Luiz Brambila, corredor profissional e virtual atuante no F1BC.

No mês da mulher, a corrida surge para incentivar a participação feminina no automobilismo. A corredora de kart Alessandra Menini, conta que vem praticando o esporte desde a juventude e sempre recebeu apoio e incentivo da família. Além dos desafios de conciliar o automobilismo com sua rotina, Alessandra precisou se afastar das corridas por conta de problemas de saúde. Portadora de câncer de mama, a corredora passou por uma cirurgia, começando seus treinos para a corrida depois das demais competidoras. O que não desanimou a piloto, que relata: “independente das circunstâncias e dos obstáculos, não desistir. É a grande lição que estou tendo”. 

Reunindo um grupo de corredoras, a TPM Racing Team é a primeira equipe do gênero em todo o Brasil. Todas as mulheres além de pilotos dividem a organização da equipe, na qual cuidam de todo o seu staff e participação em corridas por todo o país. A corredora Flavia Gavazzani participou da corrida virtual, e descreve a importância do TPM para a igualdade de gênero no automobilismo: “ O kart feminino está crescendo cada vez mais graças as mulheres que estão dispostas a enfrentar qualquer obstáculo”.

Autor