Mortos pelo coronavírus chegam a 1 milhão no mundo

Continente americano contabiliza metade das mortes registradas desde o início da pandemia
Por: Allanis Bahr Menuci / Foto: Banco de Imagens
Na última terça-feira(29), foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde a faixa de 1 milhão de óbitos pela Covid-19, doença que teve seu primeiro caso registrado em novembro do ano passado na China. Após pandemia ter sido declarada em 11 de março, cada país tomou medidas baseadas nas necessidades da nação para conter a proliferação do vírus. Com relação ao Brasil, o qual conta com 4,8 milhões de pessoas que têm ou tiveram a Covid-19, este ainda não apresentou uma baixa geral no número de infectados em nível nacional, apesar da atividade comercial ter retomado quase em sua totalidade.
Sendo o país com o 3o maior número de infectados – apenas atrás dos EUA e da Índia, respectivamente – e 2o no número de óbitos, o Brasil já contabilizou mais de 144 mil mortes pelo novo coronavírus.
De acordo com o site do Ministério da Saúde e falando de níveis estaduais, o estado de São Paulo possui quase ¼ da população brasileira contaminada, chegando a faixa dos 986.000 confirmados. Seguindo a ordem, estão os estados da Bahia e Minas Gerais, com 311 mil e 295 mil confirmados, respectivamente, com a Covid-19.
No Paraná, 179 mil pessoas já contraíram a Covid-19 desde o início de março. Conforme dados da Secretaria de Saúde do estado, o Paraná teve um decréscimo de 8,3% na média móvel de casos confirmados entre os últimos 14 dias. Além disso, essa média em relação ao número de óbitos no estado também decresceu, com uma queda de 31,8% nas duas últimas semanas. Atualmente, a única cidade do estado que está em situação de emergência é Foz do Iguaçu, onde o coeficiente de incidência do coronavírus está mais de 50% acima da média estadual.
Segundo o site https://www.worldometers.info/ – que atualiza instantaneamente as informações globais sobre o coronavírus -, 213 países possuem casos confirmados de Covid-19, além de 2 transportes internacionais (cruzeiros, navios, etc.). Atualmente, o mundo possui 7,731,999 casos ativos (pessoas que estão com a doença e podem contaminar outras), sendo 1% deste número em estado grave. A taxa de mortalidade em nível internacional é de 4%, com a média móvel de 5,500 óbitos diários nos últimos 7 dias.
Países enfrentam segunda onda de contaminação da Covid-19
Países como França, Espanha e Reino Unido registraram um segundo aumento significativo no número de casos da doença, após uma queda de número de confirmados, o que permitiu com que muitos países europeus voltassem às atividades temporariamente suspensas por conta da pandemia, como escolas, shows, partidas de futebol etc.
Um exemplo dessa segunda onda é a confirmação de 16 mil novos casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus na França na última terça feira. De acordo com a prefeitura de Paris, a situação sanitária piorou na capital francesa e na Ilha-de-França, obrigando as autoridades públicas a tomarem novas medidas para limitar a propagação do vírus, deixando Paris e os subúrbios na “zona de alerta aprimorada”.
Além disso, o Canadá está sentindo os impactos de uma possível segunda onda de contaminação. O primeiro ministro de Ontario, Doug Ford comentou, em entrevista coletiva, que acredita na gravidade maior dessa re-contaminação, apesar de não ter como saber o quão grave será o impacto no país norte-americano. O Canadá conta com 14,466 casos ativos e contabilizou mais de 9 mil mortes entre 158 mil contaminados desde o início da pandemia (fonte: https://www.covid-19canada.com/ ).
Até agora, acredita-se que o Brasil não enfrentou a segunda onda de Covid-19, porém o Ministério da Saúde ainda não deu nenhum depoimento oficial sobre a possível retomada de contaminações pela doença no País.
Linha do tempo da Covid-19 no mundo
Confira abaixo a linha de tempo dos principais acontecimentos envolvendo o coronavírus desde janeiro de 2020.
-22/01/20: primeiro caso confirmado de Covid-19 nos EUA.
-30/01/20: OMS declara situação emergencial em nível global, além dos primeiros casos de contaminação interna (pessoas que contraíram o vírus dentro de seus países.)
-02/02/20: primeira morte por Covid-19 fora da China. O óbito ocorreu nas Filipinas.
-06/02/20: Morte do Dr. Li, o médico chinês que alertou os outros para se protegerem, antes de ser convocado e investigado pelas autoridades chinesas por “fazer comentários falsos” e “espalhar boatos” negando a história oficial que apenas aqueles que entraram em contato com animais infectados poderiam pegar o vírus.
-13/02/20: primeira morte no Japão.
-14/02/20: primeiro caso na África, Egito.
-15/02/20: primeira morte de Covid-19 fora da Ásia. O óbito foi confirmado na França, continente europeu.
-25/02/20: primeiro caso de Covid-19 no Brasil, origem da Itália.
-29/02/20: primeira morte por Covid-19 nos EUA, primeiro caso de contaminação interna do coronavírus no Brasil.
-12/03/20: primeira morte pelo coronavírus no Brasil.