Mês de março registra alto índice de chuvas em Curitiba

por Ex-alunos
Mês de março registra alto índice de chuvas em Curitiba

Chuvas afetam mais de 1500 pessoas e desabriga 200 em vários pontos de Curitiba

Por Ema Oliveira, Cláudia Fernandes e Patrícia Guaselle

A troca de estação caracteriza o mês de março: devido às altas temperaturas, no verão há bruscas mudanças nas condições diárias do tempo com chuvas rápidas e intensas no período da tarde apresentando trovoadas e rajadas de vento.

Nessa estação as chuvas variam entre 300 e 500 mm segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Já no outono há redução das chuvas em todo país predominando totais de chuva entre 150 mm e 400 mm o que gera um equilíbrio no índice pluviométrico. Ainda nessa estação cresce o número de nevoeiros e geadas na região Sul do Brasil.

Apesar disso, na primeira quinzena de março foram registrados 189 mm, mais do que a média de 139 mm estimada para todo o mês de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). As ocorrências são eventuais, mas a cidade ainda sofre com alagamentos e enchentes em diversos pontos.

A moradora Luci Les, que mora no bairro Abranches, não teve só problemas de alagamento em março de 2018. Esses problemas se repetem desde 2005. “Quando vi aquela água começando a subir entrei em desespero, não sabia o que fazer. Primeiro, pensei em salvar as coisas mais importantes, só que na hora do desespero você nem sabe o que realmente é importante”, explica. .

Luci teve que realizar algumas reformas para que os alagamentos não se repetissem, porém com as fortes chuvas do mês de março os alagamentos voltaram. “Parecia que todo aquele desespero de 2005 estava voltando, não tinha o que fazer. Comecei a  subir os móveis, cobrir os eletrodoméstico, salvar o máximo de coisas que conseguia. Eu e meu marido pegamos rodos e começamos a jogar a água para fora de casa”, conta a moradora que não sabe o que fazer para que essas situações não se aconteçam novamente.

Mais de 1.500 pessoas foram afetadas nos alagamentos e 200 ficaram desalojadas no Pinheirinho, Bairro Novo, Fanny, Cidade Industrial, Boa Vista, Portão, São Lourenço, Hauer, Água Verde e Rebouças. Só no Fazendinha, Cidade Industrial e Bairro Novo foram 42 mm de chuva; em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foram registrados 80 mm de chuva.

Autor