Mais de 70 pessoas participaram do segundo dia do FutVal na PUCPR

Dia foi de treinamentos para jovens com idade entre 10 e 14 anos
Por André Festa e Daniela Cintra
Aproximadamente 30 educadores e 40 crianças participaram, na tarde desta quarta-feira (22), do segundo dia da 1ª Oficina brasileira de Futebol com Valores (FutVal), na PUCPR. As crianças têm idade entre 10 e 14 anos. O evento foi lecionado pelos educadores, com base no que aprenderam no primeiro dia de curso; e coordenado pelos professores do projeto, Facundo Rodrigues e Daniel Muñoz.
O dia começou com uma breve aula para os educadores e, por volta das 14h30, começaram os treinamentos. Os professores fizeram atividades de velocidade de raciocínio e agilidade, como um jogo da velha. Treinamentos técnicos também foram realizados, como treinamento de cabeceio e três toques.
O professor de educação física e aluno do curso Ricardo Cristiano acredita que o projeto é fundamental para as crianças, pois o futebol é muito técnico e individualista, deixando de ser uma atividade lúdica. “Quando trabalhamos muito com a técnica, criamos atletas; mas, com essa atividade, criamos cidadãos, interagindo entre si”.
Ricardo também comenta como as categorias de base afetam o desenvolvimento, sendo muito técnico e cruel com as crianças.
O profissional de educação física e professor do curso Facundo Rodrigues comenta a diferença entre jovens brasileiros e argentinos. “Não encontro muitas diferenças entre as nacionalidades, são competitivos iguais, as diferenças são culturais”.
Quinta-feira é o último dia da, também no ginásio da PUC.