Mais de 70 pessoas participaram do segundo dia do FutVal na PUCPR

por André Festa de Quadros
Mais de 70 pessoas participaram do segundo dia do FutVal na PUCPR

Dia foi de treinamentos para jovens com idade entre 10 e 14 anos

Por André Festa e Daniela Cintra

Aproximadamente 30 educadores e 40 crianças participaram, na tarde desta quarta-feira (22), do segundo dia da 1ª Oficina brasileira de Futebol com Valores (FutVal), na PUCPR. As crianças têm idade entre 10 e 14 anos. O evento foi lecionado pelos educadores, com base no que aprenderam no primeiro dia de curso; e coordenado pelos professores do projeto, Facundo Rodrigues e Daniel Muñoz.

O dia começou com uma breve aula para os educadores e, por volta das 14h30, começaram os treinamentos. Os professores fizeram atividades de velocidade de raciocínio e agilidade, como um jogo da velha. Treinamentos técnicos também foram realizados, como treinamento de cabeceio e três toques.

O professor de educação física e aluno do curso Ricardo Cristiano acredita que o projeto é fundamental para as crianças, pois o futebol é muito técnico e individualista, deixando de ser uma atividade lúdica. “Quando trabalhamos muito com a técnica, criamos atletas; mas, com essa atividade, criamos cidadãos, interagindo entre si”.

Ricardo também comenta como as categorias de base afetam o desenvolvimento, sendo muito técnico e cruel com as crianças.

O profissional de educação física e professor do curso  Facundo Rodrigues comenta a diferença entre jovens brasileiros e argentinos. “Não encontro muitas diferenças entre as nacionalidades, são competitivos iguais, as diferenças são culturais”.

Quinta-feira é o último dia da, também no ginásio da PUC.

Autor